Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Caso Kezia: advogado deve ir para regime domiciliar, defende OAB

Da Redação

Por Da Redação

20/10/2021 - 7:00 h | Atualizada em 20/10/2021 - 8:17
OAB afirmou que não vai interferir na defesa do advogado. | Foto: Reprodução/ Instagram
OAB afirmou que não vai interferir na defesa do advogado. | Foto: Reprodução/ Instagram -

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA) afirmou que não vai nem defender nem culpar o advogado José Luiz Meira, preso no último domingo, 17, acusado de matar a namorada, Kezia Stefany, 21, no bairro do Rio Vermelho.

A OAB-BA ressalta que a única atuação no caso será a favor do cumprimento da lei e do direito. Isto porque o juiz Horácio Pinheiro decretou a prisão preventiva do advogado e pontuou que o mesmo deveria ser custodiado em Sala de Estado Maior e, na hipótese de inexistência, encaminhado ao regime domiciliar.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Bahia (Seap), ao confirmar a inexistência das salas, pontuou que tem recepcionado em custódia membros da OAB no Centro de Observação Penal (COP), em cumprimento de decisão judicial.

>>Caso Kezia: polícia tenta adaptar sala para que advogado não fique em prisão domiciliar

Para a OAB-BA, a medida vai de encontro ao que o juiz proferiu em sentença. "O posicionamento da OAB é de requerer o cumprimento da lei e da decisão do juiz, que foi de recolhimento de Sala de Estado Maior e, se não tiver, a prisão domiciliar. Este é o posicionamento da OAB", afirmou o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, Adriano Batista, em entrevista ao Portal A TARDE.

Ele ressaltou que a decisão foi clara e, em momento algum, o juiz determinou que fosse adaptada uma sala para o advogado.

"Em algumas situações, o juiz já flexibilizava esse entendimento. Nesse caso, o juiz, corretamente, não flexibilizou. Então, cabe à polícia cumprir a ordem judicial e não ficar tentando fazer que esse juiz atue de acordo com o que outros juizes já decidiram".

"A OAB, nesse aspecto, está atuando juridicamente para garantir essa prerrogativa. A OAB não vai se meter em nada na defesa técnica do acusado. Não vai defendê-lo, não vai acusá-lo, opinar na estratégia dele. Só vai interferir na questão da prisão em Sala de Estado Maior, que deve ser convertida em domiciliar, e está tomando as providências que são cabíveis a ela", afirmou Adriano.

Segundo ele, a seccional já acionou a Justiça, assim como a Polícia Civil e a Seap, e os próximos passos do caso de José Luiz dependem, exclusivamente, do entendimento do juiz, de quem é aguardada nova sentença.

"Se ele entender que tem que ser cumprido como está, vai manter a decisão. Se o juiz entender que existe um puxadinho em algum lugar que possa transformar ou adequar, e que é possível e viável, ele pode reformar a decisão dele. Aí vai depender do entendimento dele. A nós, cabe lutar pelas prerrogativas", afirmou Adriano.

A justiça não tem prazo para emitir novo parecer sobre a manutenção de José Luiz em regime fechado ou transferência para o domiciliar. Caso entenda que o regime fechado deve ser adotado no caso, a OAB pode entrar com recurso.

"Tanto a defesa dele quanto a OAB devem se manifestar nos autos para informar que a polícia não cumpriu a determinação judicial e vai aguardar a nova determinação do juiz".

A defesa de José Luiz esperava que o advogado fosse transferido para o regime domiciliar ainda nesta terça-feira, 19. Entretanto, a nova sentença ainda não foi emitida.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
OAB afirmou que não vai interferir na defesa do advogado. | Foto: Reprodução/ Instagram
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

OAB afirmou que não vai interferir na defesa do advogado. | Foto: Reprodução/ Instagram
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

OAB afirmou que não vai interferir na defesa do advogado. | Foto: Reprodução/ Instagram
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

OAB afirmou que não vai interferir na defesa do advogado. | Foto: Reprodução/ Instagram
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x