Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Cidade Jardim se destaca pela tranqüilidade

Por Danile Rebouças, do A Tarde

13/06/2008 - 22:02 h | Atualizada em 13/06/2008 - 22:43

Diferentemente da maioria dos bairros de Salvador, o Cidade Jardim foi bem programado e estruturado. O terreno, onde foram construídos prédios exuberantes da classe média-alta, era dominado por mato e pertencia à OAS Empreendimentos. Em 1989, foi loteado com o nome de Parque da Cidade, logo depois retificado por decreto para Cidade Jardim. O pequeno bairro, de 147.499,38 metros quadrados, tem poucas ruas – todas com edificações modernas de luxo.



Não há muito espaço livre para novas construções. Estas são bem valorizadas no mercado imobiliário. O metro quadrado chega a ser vendido, atualmente, por R$ 3 mil a R$ 3.700. Um dos moradores mais antigos, Vicente Favela Filho, 66 anos, conta que antes de a OAS adquirir o terreno, a Chácara Alvorada, de herdeiros portugueses, ocupava o espaço. “A área foi comprada pela OAS por 200 mil cruzeiros, preço que depois foi cobrado na venda de um lote”, conta. A reportagem não teve retorno da empresa para obter mais informações.



As mansões, como é chamada a maioria das edificações, possuem área ampla e oferecem lazer. No bairro, não há escolas, praças, mercadinhos, jardins públicos, nem posto de saúde. Ônibus não circulam. É possível encontrar apenas pequenos restaurantes e delicatessens, um pequeno shopping, centro médio e outro empresarial. No entanto, a característica residencial é balanceada pelos bairros vizinhos. Os grandes complexos do Itaigara e do Iguatemi atendem às demandas dos moradores do Cidade Jardim.



PLAYGROUND – A ausência de área pública de lazer acaba sendo compensada pelas áreas recreativas de cada prédio residencial. A maioria deles com piscina, academia, lan house, quadras de esporte, etc. As crianças brincam no playground e não nas ruas. É difícil encontrar um morador circulando a pé pelo bairro. A movimentação quem faz é quem vem de fora para usufruir dos serviços dos centros médico e empresarial ali instalados.



Até mesmo na famosa feirinha de frutas e verduras, que acontece toda sexta-feira pela manhã, é mais fácil encontrar com os moradores do bairro vizinho, Candeal Pequeno, e com os empregados dos apartamentos do que com seus proprietários. “O morador não transita muito, chega de carro e entra na garagem. Não tem contato direto, nem familiaridade com quem circula no bairro”, afirma a moradora Aidil Fadul, ressaltando que os moradores do Candeal Pequeno são muito atenciosos e não há do que reclamar.



Quem mora no Cidade Jardim garante ter escolhido o espaço pelo sossego e boa localização. “Adoro essa moradia, é muito tranqüila”, afirma o aposentado Hernani Aragão, 56 anos, há 12 no Cidade Jardim. A comerciante Sureide Barreto, 53 anos, também se diz satisfeita com a moradia. “Excelente, bem organizada, perto de tudo”, classifica. Artistas baianos como os cantores Durval Lélys, Adelmo Casé e Tatau também residem por lá.



Na rua principal do bairro, Leonor Calmon, há ainda uma banca de revista, uma barraca de frutas e um comerciante que vende bolsas e conserta relógios. Este último mora há 17 anos no Candeal Pequeno, mas passa a maior parte do dia no Cidade Jardim. “Não tenho do que reclamar de nenhum dos dois lugares, os dois são meus lares”, diz.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA