CÂNCER DE PRÓSTATA
Cirurgia urológica com robô é destaque em hospital de Salvador
Proposta foi apresentada em evento no Hospital Mater Dei, em Salvador
Por Bernardo Rego
O Hospital Mater Dei recebeu, na manhã desta quarta-feira, 15, o Meeting The Experts – Urologia & Cirurgia Robótica, evento que reúne os principais nomes da urologia e da cirurgia robótica do Brasil.
Para falar sobre o evento, o Portal A TARDE conversou com o CEO do grupo, José Henrique Dias, que ressaltou a importância desta iniciativa para mostrar o investimento que a rede Mater Dei tem feito na área de urologia, mais especificamente na cirurgia robótica.
"Evento que reúne grandes experts da urologia e que mostra a história antiga com a urologia do Mater Dei com investimentos em tecnologia para que o paciente receba o melhor cuidado possível, mas não só o paciente como também toda a teia familiar. Hoje nós temos o Robô Da Vinci XI, o mais moderno em atuação que permite um tratamento mais eficiente ao paciente com câncer de próstata”, pontuou.
O Meeting The Experts é uma iniciativa do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica, em parceria com o Hospital Mater Dei e com a Strattner Intuitive, que é a empresa que produz o robô.
O urologista e coordenador do evento, Nilo Jorge Leão, contou à reportagem que o câncer de próstata atinge 1 a cada 6 a 8 homens, por isso é uma doença prevalente que precisa ser tratada de forma eficiente. "Doença que gera muitos custos, sequelas e óbitos no mundo inteiro, portanto a cirurgia robótica chega para minimizar estas sequelas porque através dela o paciente é liberado do hospital em menos de 24h, entre 5 a 7 dias já pode dirigir, com 14 dias já pode realizar atividades leves e trabalho e com 30 dias de operado já está apto a levar uma vida sem restrições, inclusive pular de paraquedas”, brincou o médico.
Leão ainda reforçou que o robô utilizado pela rede Mater Dei é o mais moderno do mundo em termos de tecnologia e chegou para agregar a recuperação. A máquina faz com que a imagem seja ampliada em 10 vezes e filtra os tremores que o ser humano possui por natureza. Ele salientou ainda que o uso da tecnologia ajuda, inclusive a combater, dois grandes medos que o homem possui: ficar impotente e ter incontinência urinária.
O médico alertou que o homem a partir dos 50 anos deve procurar um urologista para fazer o toque retal e demais exames ou partir dos 45 anos caso seja negro ou tenha histórico da doença na família. Ele fez questão de frisar que a ciência ainda não provou a razão para que a doença afete de forma mais agressiva os homens negros, mas que esta é uma realidade que precisa ser combatida com exames preventivos.
A diretora do HUB Bahia, da rede Mater Dei, Rúbia Mercês, também destacou a importância do evento como uma troca de experiências e uma atualização tecnológica para os procedimentos mais modernos na urologia. Segundo ela, o hospital vem fazendo diversos investimentos, inclusive com um Centro de Convenções recém inaugurado com o objetivo de trazer melhorias e qualidade na saúde no estado da Bahia e no Brasil. Ela frisou ainda ter uma boa expectativa em relação ao maior acesso da população à cirurgia robótica, que tem um um excelente resultado para o tratamento do câncer de próstata.
Confira as imagens:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes