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SALVADOR

Coelba: conheça os outros serviços da agência virtual

Por Bárbara Silveira

13/08/2012 - 8:39 h | Atualizada em 22/01/2021 - 0:00

A agência virtual da Coelba possui 21 tipos de serviços que podem ser acessados sem sair de casa (leia detalhes na reportagem vinculada abaixo). Conheça alguns desses serviços no guia abaixo, preparado pelo A TARDE On Line:

>>Calculadora de Consumo - Na página Calcular Consumo, é possível saber quanto de energia se gasta mensalmente a partir dos aparelhos eletrônicos presentes em casa e do tempo em que cada um deles fica ligado. Quem acessa a área encontra uma tabela com uma lista de equipamentos como ar condicionado, batedeira, máquina de lavar, aspirador de pó, geledeira e outros. Na mesma lista, quatros boxes devem ser preenchidos com o tempo que cada eletrodoméstico fica ligado, a sua potência e quantos dias ao mês eles ficam ligados. A partir do preenchimento dos dados, o programa calcula a média de kilowatts gastos na residência. A ferramenta é uma boa opção para comparar com o consumo especificado na conta de energia e lido pelo técnico na medição mensal.

Se o cliente deseja resolver problemas referentes a pagamentos de contas e 2ª via de contas, também pode recorrer a agência virtual. No local, são oferecidos os serviços de 2º via de uma conta ainda em aberto, onde o consumidor pode consultar online o valor e o consumo de energia e também tem a opção de imprimir uma nova via. No mesmo local, também é possível adquirir uma via de pagamento rápido da conta. Essa é uma opção para quem perdeu ou teve a conta de energia extraviada. O documento, que também pode ser impresso na hora, tem informações semelhantes à conta tradicional, porém mais resumidas.

Quem não quiser se preocupar com a perda da conta, pode recorrer a sessão Débito automático, disponível através do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. O consumidor que é cliente dos bancos CEF, Citibank, Credibahia, HSBC, Mercantil do Brasil, Real, Rural, Safra, Santander, Sudameris e Unibanco deve recorrer ao formulário presente no fim da página. Ele deve ser preenchido e entregue ao banco para que o serviço seja autorizado.

Além da forma de pagamento, o cliente também pode mudar, através da web, a data de pagamento da conta de energia, basta clicar na opção Boa Data. Ao acessar a página, um formulário com a data atual acordada para a quitação do débito será aberta, logo abaixo, o internauta vai encontrar um campo para ser preenchido com a novo dia para a realização do pagamento.

>>Pagamentos indevidos - O consumidor que quiser reclamar da cobrança indevida de uma conta pode resolver o impasse através da sessão Reclamação de Conta Não Baixada. Para checar se o valor foi cobrado mais de uma vez, a Coelba pede que o internauta preencha um formulário relatando informações da fatura como a data, o valor, dia de vencimento e o local onde a conta foi paga. O local também trás uma caixa de texto, onde uma mensagem deve ser escrita para explicar a situação.

>>Serviços - Mudança de titular da conta, alterações nos cadastros e de carga de energia também podem ser solicitadas através da web. Quem quiser mudar o titular da conta deve acessar a sessão Troca de Titularidade. Lá os dados do atual e futuro responsável pela conta devem ser preenchidos em um formulário. Para que a mudança seja feita, é necessário que a cópia do CPF, Identidade e o Contrato de Locação ou Escritura do Imóvel sejam anexados ao documento. Processo semelhante é requisitado para realizar a solicitação de troca de carga. Na página Alteração de Carga, o consumidor marca em uma tabela quais os aparelhos elétricos usados na residência. A listagem auxilia no cálculo do gasto residencial e na conclusão de um nova carga .

Na Agência Virtual também é possivel ter acessar a declaração de quitação de débitos mensais e anuais. Com o documento, não é necessário guardar as contas com os comprovantes de pagamento, basta gerar o documento e comprovar que as contas estão quitadas.

Na opção Desligamento Programado o consumidor pode ficar sabendo com antecedência as cidade onde o fornecimento de energia será interrompido para a realização de alguma obra. Na página, o internauta encontra uma lista com todas as cidades e um calendário, onde as datas de interrupção são informadas.

>>Reclamações - A agência virtual oferece ao consumidor a opção de reclamar sobre irregularidades na conta, relatar falta de energia e ainda solicitar a poda de árvores que interferem na rede elétrica ou até mesmo solicitar indenização por danos elétricos causados pela queda de energia.
Na página de denúncias de irregularidades, o cliente relata, através de um texto, o problema referente ao fornecimento de energia. Na opção Poda de Árvore, o consumidor indica o local onde as árvores estão interferindo na rede elétrica e causando prejuízos no fornecimento de energia. Apesar do serviço de podas de árvores ser feito pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop), nos casos em que as árvores entram em contato com correntes elétricas, a Coelba realiza o serviço por conta do riscos de descargas elétricas.

Quem já teve algum equipamento eletrônico danificado por conta de quedas de energia pode reclamar através da sessão Indenização por Danos Elétricos. Após preencher um formulário relatando informações sobre o produto danificado, a data da queda de energia, e o período de interrupção do fornecimento, uma vistoria é agendada para que os tecnicos da Coelba verifiquem que o dano foi realmente causado pela queda de energia. Caso o dano seja comprovado, o ressarcimento será feito em nome do titular do contrato e não necessariamente do dono do produto danificado. De acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Coelba tem até 12 dias para realizar a vistoria no equipamento danificado e até 30 dias para ressarcir o cliente prejudicado.

Já a denúncia de falta de energia pode ser feita através do site ou pelo celular, através do envio gratuito de sms. Para solicitar o serviço, basta acessar a página Reclamação de Falta de Energia e informar o local onde o fornecimento foi interrompido. Quem preferir denunciar a falta de energia através do celular, deve enviar o número do seu contrato para 27308. De acordo com a Coelba, em até 3 minutos o consumidor recebe a resposta do sms informando o prazo para o atendimento.

>>Coelba Mobile - Através do celular, o consumidor também pode ter acesso aos serviços de 2º via de contas para o pagamento, religação de energia e Fale Conosco. Basta acessar m.coelba.com.br e fornecer o número da conta contrato.

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