SALVADOR
Colônia de gatos na Pituba rende denúncia contra construtora no MP
Felinos foram levados para caçar ratos que começaram a infestar o local após início de uma obra
Por Da Redação

Moradores do loteamento Aquarius, no bairro da Pituba, em Salvador, acionaram o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e apresentaram uma denúncia contra a construtora Fator, que realiza uma obra próximo ao Hospital da Bahia e acabou atraindo uma população de ratos para a região.
Para contornar a situação, um casal de gatos foi levado para o local a fim de caçar os roedores, mas um outro problema foi gerado, pois os felinos se reproduziram e hoje somam cerca de quarenta animais.
A voluntária Ana Paula Sousa Farias, da Associação Gatil Irmã Francisca, conta que a ONG está fazendo um trabalho no local e tem contado com a ajuda dos próprios moradores na captura e castração - para evitar a reprodução -, além da alimentação dos animais.
‘‘As obras para construção do empreendimento estão para ser iniciadas em setembro e o receio é que tirem essa colônia de animais urbanos de lá sem nenhum direcionamento.’’, ressaltou a voluntária.
A organização, que trabalha em prol da saúde e bem-estar de gatos em situação de rua e abandono, solicita à construtora auxílio com os gastos referentes aos cuidados e castração desses animais. Se, efetivamente, eles tiverem que ser retirados do local, que um espaço seja alugado ou adquirido para transferência e acomodação dos ‘bichanos’.
‘‘Há um receio quanto aos procedimentos que serão adotados na limpeza desses terrenos ligados à empreiteira, e o envenenamento é um deles. Caso haja uma determinação judicial que obrigue a retirada dos gatos, que ela seja discutida afim de definir prazos para a realização do procedimento com segurança e que um auxílio para a moradia e alimentação dos felinos seja disponibilizado.’’, completou Ana Paula.
A ONG Gatil Irmã Francisca é um projeto da Irmã Francisca, uma senhora de 87 anos, que há alguns anos utilizou o dinheiro economizado por décadas para construir um pequeno abrigo, lar de cerca de 300 gatinhos, que recebem alimentação, água, cuidados médicos e carinho.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes