Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

“Como será o amanhã?" é tema de live de Dia dos Pais do A TARDE Conecta

Da Redação

Por Da Redação

07/08/2020 - 19:30 h | Atualizada em 07/08/2020 - 19:41
Mesa contou com a mediação de Fernando Oberlaender, da editora Caramurê | Foto: Reprodução | Youtube
Mesa contou com a mediação de Fernando Oberlaender, da editora Caramurê | Foto: Reprodução | Youtube -

Em comemoração ao dia dos pais, o Grupo A TARDE promoveu uma mesa Redonda do A TARDE Conecta com o tema “Como será o amanhã?”, a live, realizada nesta sexta-feira, 7, contou com a participação de três figuras importantes da cultura baiana. O ator Antônio Pitanga, o cantor e compositor Lazzo Matumbi e também integrou a mesa o músico Mário Ulloa.

Com a mediação de Fernando Oberlaender, da editora Caramurê, os convidados conversaram na live realizada no YouTube do Grupo A TARDE, sobre questões que envolvem a figura paterna e sobre a importância de se combater o racismo para uma sociedade mais justa.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Que nós tenhamos força ancestral, força de energia positiva da nossa espiritualidade, para que a gente possa ser pais felizes futuramente. O maior desafio de ser pai é construir um espaço, um mundo, um país melhor, para dar de presente para nossos filhos”, afirmou o cantor Lazzo.

O artista também aproveitou para relembrar sua passagem pelo bloco Ilê Aiyê. “Quando o Ilê surge é um choque no carnaval da Bahia. As pessoas perceberam que ali começava uma grande discussão racial e social que ali acontecia durante o ano inteiro”, disse. Lazzo integrou o bloco afro Ilê Aiyê entre 1978 e 1980.

Depois de deixar o Ilê Aiyê, em 1980, Lazzo inicia carreira solo tendo como sua fonte principal de criação o samba de Xangô da Mangueira e Ederaldo Gentil, incorporando influências de ritmos como maracatu, xote, baião, a música negra da Bahia e da Africa, além das influências de Ray Charles e Marvin Gaye.

Ativista dos movimentos contra o racismo e pelos direitos humanos, o baiano se alegrou ao refletir sobre sua carreira. "A emoção e satisfação de conscientizar, poder levar a minha musica, o meu canto de liberdade para outros corações, isso não tem dinheiro que pague. Sou um cara altamente feliz, todos os dias agradeço a minha ancestralidade”, ressaltou.

Pitanga, que atualmente está com 81 anos, também relembrou sua trajetória e o sobrenome Pitanga, que veio do seu papel no filme Bahia de Todos os Santos. O ator também comentou o atual cenário cultural da Bahia. “Vejo com muita alegria, mesmo com todos os percalços”, comentou.

Morando há 30 anos na Bahia, Mário Ulloa é costarriquenho e dono de uma técnica musical que mistura elementos da música brasileira, clássica e popular, mas sempre exaltando a riqueza cultural brasileira. Na transmissão ele falou como as diferenças culturais influenciam seu trabalho e tocou com sua filha, a cantora Beatriz Ulloa.

Pandemia

Um dos temas abordados pela mesa redonda foi a situação do país com a crise provocada pelo novo coronavírus. Para Lazzo, este é um momento de reflexão e de buscar por mudanças “A panemia foi uma porrada que a mãe natureza deu, no mundo todo, pra gente rever conceitos. A gente vai ter que lutar muito como sociedade, como um todo, pra mudar”, apontou o artista.

Pitanga salientou que este momento de isolamento, onde parte da população fica em casa e pratica o distanciamento social, apenas veio consagrar o que está acontecendo no mundo.

“Você não conhece seu vizinho, na minha época as pessoas colocavam a cabeça pra fora e falavam com o vizinho. Hoje em dia, se você desce e sobe do elevador e dá bom dia, as pessoas estranham”, refletiu.

Ulloa encerrou a live com uma mensagem de esperança. “Essa fé, essa esperança de seguir adiante apesar de todas adversidades”

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mesa contou com a mediação de Fernando Oberlaender, da editora Caramurê | Foto: Reprodução | Youtube
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Mesa contou com a mediação de Fernando Oberlaender, da editora Caramurê | Foto: Reprodução | Youtube
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Mesa contou com a mediação de Fernando Oberlaender, da editora Caramurê | Foto: Reprodução | Youtube
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Mesa contou com a mediação de Fernando Oberlaender, da editora Caramurê | Foto: Reprodução | Youtube
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x