Criança com paralisia precisa de auxílio para tratamento | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Criança com paralisia precisa de auxílio para tratamento

Família faz campanha visando compra de aspirador de secreção que facilitará respiração do menino de 7 anos

Publicado quinta-feira, 07 de julho de 2022 às 06:05 h | Autor: Antônio Dilson Neto*
Laís Dias faz campanha em prol da saúde de Gustavo
Laís Dias faz campanha em prol da saúde de Gustavo -

O pequeno Gustavo Rafael, 7 anos, é portador de paralisia cerebral e está precisando de ajuda para a compra de um aparelho indispensável em sua rotina. O aspirador de secreção é um equipamento que garante qualidade de vida para o garoto, permitindo que respire sem dificuldade. Para custear a compra, uma campanha está em curso em redes sociais.

A paralisia é decorrente de uma hipóxia neonatal, falta de oxigênio na hora do parto, conta Laís Dias, mãe do garoto. “Foi um parto difícil. Eu tive descolamento de placenta e precisamos retirá-lo com 8 meses. Ele ficou dois meses na UTI neonatal e mais quatro na enfermaria do Martagão Gesteira, onde aprendi todos os cuidados para poder vir para casa. Fizemos acompanhamento durante quatro anos”. Com a traqueostomia, ele passou a ter ventilação espontânea e teve alta.

Laís, que é enfermeira de formação, mas não está trabalhando, diz que o aspirador de secreção ultrapassa o limite do seu orçamento, constituído essencialmente pelo benefício de aposentadoria de Gustavo. O aparelho antigo, que já estava em uso há sete anos, começou a apresentar defeitos. “O que a gente usa é o aspirador portátil, que a gente carrega e pode usar durante 7 ou 8 horas. Só esse aspirador custa quase R$ 5 mil. Já temos um gasto de quase R$ 4 mil mensais com ele”.

Laís relata que tem feito de 15 a 20 aspirações por dia em Gustavo. A alimentação do garoto também é realizada através da traqueostomia. “Se eu não retirar as secreções com a frequência correta, o pulmão de Gustavo, que já é bem sensível, pode ter uma falha até fatal”, relata a mãe do garoto. As doações podem ser feitas via pix, para Laís, por meio da chave CPF: 045.849.945-52. Mais informações podem ser encontrados no Instagram: @maedogustavo. 

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Publicações relacionadas