Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Destroços de aeronave que caiu na Barra são localizados

Da Redação

Por Da Redação

01/11/2015 - 14:07 h | Atualizada em 01/11/2015 - 22:40
Avião
Avião -

Um grupo de mergulhadores localizou, na manhã deste domingo, 1º, os destroços do avião que caiu durante apresentação, no último sábado, próximo ao Farol da Barra. O acidente causou a morte do piloto gaúcho André Textor, 30, da "Esquadrilha Textor Show" - grupo de aviação particular de acrobacias.

As buscas foram iniciadas por volta das 7h. A aeronave PR-ZVX, modelo Slick 540, só foi encontrada às 10h, a 11 metros de profundidade e cerca de 550 metros de distância da praia.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A operação foi coordenada pelo instrutor de mergulho da Escola Submerso Esportes Aquáticos, Marcelo Rosário, e acompanhada com exclusividade pelo fotógrafo Lúcio Távora, do jornal A TARDE. Participaram das buscas, integrantes do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos.

De acordo com Rosário, durante o mergulho, foram retirados, por solicitação dos bombeiros, o paraquedas utilizado pelo piloto e um pedaço da fuzilagem do avião. "O paraquedas encontrava-se semi aberto e corria o risco de se perder no mar caso não fosse retirado com urgência", afirmou.

Nesta segnda-feira, 2, o Corpo de Bombeiros deverá realizar a operação de reflutuagem da aeronave. A ação é necessária porque os destroços colocam em risco a navegação no local. A perícia também deverá ser iniciada nesta segunda.

<GALERIA ID=20363/>

O acidente

O avião que Textor pilotava caiu no mar durante apresentação, já quase no final. A aeronave colidiu com o mar após realizar diversas acrobacias no ar e afundou logo após a queda. Ele foi resgatado por mergulhadores do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e levado ao Hospital Português, mas não resistiu.

A esquadrilha civil Textor Air Show foi convidada pela Aeronáutica para participar do "Sábado Aéreo", promovido pela Base Aérea de Salvador (Basv), na Barra. Além de André, a equipe era formada pelo pai dele, Ruy Textor, e o irmão Tiago Textor.

O trio chegou a Salvador na manhã de sábado para participar do evento, que encerrou as comemorações pelo Mês da Asa e o Dia do Aviador, que homenageia o primeiro voo de Santos Dumont, em 1906.

Apesar de serem naturais da cidade gaúcha de Santa Maria, conforme informações publicadas na página do Facebook do piloto, a esquadrilha é sediada em Rio Verde, interior de Goiás, residência atual da família.

O corpo do piloto foi trasladado neste domingo, coberto com bandeira do Brasil, por avião da Força Aérea Brasileira. O velório ocorreu à noite, na Câmara Municipal de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. O sepultamento ocorre na manhã desta segunda.

Experiência

A esquadrilha civil Textor Air Show já fez mais de 350 apresentações por todo o Brasil, é uma equipe considerada experiente.

De acordo com a Aeronáutica, as causas do acidente ainda são desconhecidas, mas a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar a colisão.

Textor deixa filha de 2 anos e mulher, grávida do segundo filho. Em seu perfil no Instagram, Tiago Textor lamentou a morte do irmão: "Obrigado pelos tantos ensinamentos, pelas experiências e momentos e, principalmente, pelos voos maravilhosos ao teu lado"

Veja o momento da queda da aeronave

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Avião
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Avião
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Avião
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Avião
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x