Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
11/04/2022 às 8:46 • Atualizada em 11/04/2022 às 12:34 | Autor: Da Redação

CLIMA

Diretor da Codesal detalha ações da Operação Chuva em Salvador

Objetivo é preparar a cidade para o período chuvoso que ocorre entre abril e junho

Chuva causa transtornos em Salvador
Chuva causa transtornos em Salvador -

Na última semana, a Prefeitura de Salvador lançou a Operação Chuva, um conjunto de ações que vai ser executado ao longo do ano para a prevenção de desastres naturais. Os trabalhos foram divididos em duas etapas, uma preparatória e outra de alerta. A operação conta com um investimento de R$ 56 milhões.

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, foi o entrevistado do programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM (103.9), na manhã desta segunda-feira, 11, e detalhou as ações da Operação Chuva.

"Desde o início do ano, a gente se propõe a antecipar decisões para que no momento das chuvas mais volumosas apresentar solução em comunidades com problemas crônicos. A expectativa é que tenhamos um segundo trimestre chuvoso, maior do que a média histórica. Nós estamos realizando trabalhos preventivos, já que grandes eventos climáticos estão acontecendo", falou o diretor.

A operação acontece em meio a expectativa de um ano muito chuvoso em Salvador, conforme aconteceu desde o mês de janeiro. O objetivo é preparar a capital baiana para enfrentar o período chuvoso que tradicionalmente ocorre entre abril e junho.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a probabilidade é que o acumulado de chuva este ano seja acima da Normal Climatológica para maio a junho (824,7mm).

"A natureza está dando sua resposta. Nós construímos desde 2016, com a reestruturação da Defesa Civil, programas de conscientização dos moradores das áreas de risco. Formamos voluntários, ensinamos crianças e jovens das comunidades. Contamos com metereologistas, engenheiros ambientais, estatísticos, geólogos. Compramos mais três sistemas de alerta, que todos conhecem como sirenes, mas tem outros equipamentos. Essa estrutura tecnológica nos ajuda a compreender toda essa mudança climática", disse Sosthenes.

"Em dezembro do ano passado tivemos um grande acumulado de chuvas e na noite do Natal tivemos que evacuar pessoas em condição de risco em duas comunidades. Temos uma cidade complexa, com a topografia difícil e as pessoas precisam garantir uma construção segura para morar", completou.

A operação

A etapa preparatória teve início em março passado e é destinada à adoção de ações preventivas, como obras definitivas de contenções de encostas. Para este ano, de acordo com a Prefeitura, 17 estruturas do tipo estão em execução e outras dez estão para iniciar. Desde 2013, a cidade foi beneficiada com a conclusão de 125 contenções, resultado de um investimento de R$164 milhões.

Já a etapa de alerta é realizada durante os meses de abril a junho, e prevê ações de monitoramento e resposta a situações de risco ou desastre. Nesta fase, por exemplo, ocorrerá o plantio de 3 mil árvores, através da Operação Plantio Chuva.

Além disso, serão intensificadas às ações do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), o que envolve a execução dos protocolos estabelecidos no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para acompanhamento e avaliação do quadro evolutivo dos fenômenos climáticos que oferecem risco à população.

As vistorias técnicas e produção e gerenciamento de alertas, por meio de SMS, com informes de possíveis ameaças de desastres em áreas de risco, também vão ser intensificadas.

Veja entrevista completa abaixo:

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

codesal operação chuva

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Chuva causa transtornos em Salvador
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Chuva causa transtornos em Salvador
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Chuva causa transtornos em Salvador
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Chuva causa transtornos em Salvador
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA