PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Educação inclusiva é tema de evento da Apae
A oficina ocorreu na quarta-feira, 23, às 14h, na unidade Apae de São Joaquim
Por Lívia Oliveira*
A importância da educação inclusiva é algo que Edna Maria Mota Oliveira, 51 anos, conhece muito bem. Mãe de José Everson Mota Oliveira, 33 anos, que tem síndrome de Down, ela esteve na oficina de inclusão digital, promovida pela Apae na 'Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla', que segue até o próximo dia 28 com o tema “Conectar e somar para construir inclusão”.
O evento conta ainda com exposição de arte Cores da Alegria, apresentações de dança e música, palestras, lançamento de livro e oficinas. “Queria matricular ele na escola regular, a diretora não aceitou porque achava que as mães não iriam querer ele estudando com outros. Eu achei um absurdo. Tem muito preconceito”, relata a dona de casa.
De acordo com Ana Beatriz Araújo, pedagoga e professora do atendimento educacional especializado da Apae Salvador e do Programa de Apoio à Inclusão Escolar da Apae Salvador, a semana oferece visibilidade à pessoa com deficiência e trazer conhecimento. “Esse ano a gente tem o tema 'Conectar e somar para construir a inclusão', entendendo que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla está inserida na sociedade eminentemente digital”, a pedagoga explica.
Formação
A oficina ocorreu na quarta-feira, 23, às 14h, na unidade Apae de São Joaquim. Utilização de funções do celular, limpar a galeria, não clicar em links duvidosos, baixar aplicativos e desinstalar, como atualizar os aplicativos e como acessar o INSS foram alguns conteúdos. Ação foi fruto da parceria com a Caixa Econômica Federal, que enviou mediadores da capacitação. “Eles vão estar aqui hoje, e amanhã na sede da Pituba também fazendo mesma atividade, tirando todas as dúvidas sobre aplicativos do celular”, explica Mariana Motta, orientadora social da unidade São Joaquim da Apae.
A inclusão escolar será discutida em mesa interativa, na próxima sexta-feira, com o tema 'Desafios da Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla'. A atividade será direcionada para professores, estudantes e profissionais, no auditório da unidade de São Joaquim, às 8h. Quem quiser se inscrever, pode acessar o link nos stories do Instagram da Apae.
“Esse aluno demanda dessa escola para se desenvolver, para aprender, para se identificar como um cidadão. Ele precisa desenvolver habilidades sociais, precisa para ter amigos e, dentro de suas possibilidades, adentrar no mercado de trabalho”, pontua Ana Beatriz.
Mirando essa inclusão, a Apae realiza capacitações para educadores. “Na formação inicial, a questão da inclusão escolar não é tratada da maneira como deveria, é muito superficial. Então, é uma oportunidade para alavancar profissionalmente, ter um diferencial”, afirma a professora.
Até o final da programação, no dia 28, será possível ter acesso à exposição Cores da Alegria que estará aberta, das 8h às 17h, no Complexo de Saúde da Apae de Salvador, na Rua Espírito Santo, na Pituba. No dia 28, serão transmitidas as WebPalestras: Conectados com a Inclusão, que abordará os temas atendimento humanizado; TEA X seletividade alimentar; e palestra A deficiência e a inclusão social. A transmissão será pelo Youtube da Apae Salvador: youtube.com/apaesalvador.
Congresso
Com expectativa de reunir cerca de 500 participantes, entre os dias 11 e 13 de outubro, ocorrerá o maior evento com debate sobre pessoas com deficiência intelectual e múltipla da Bahia, o X Congresso Estadual das Apaes da Bahia.
O evento é uma parceria entre Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), juntamente com a Apae Salvador, e irá acontecer no Fiesta Convention Center. As inscrições podem ser feitas através do site www.conapaesba.com.br.
No evento, ocorrerá o IV Fórum de Autodefensores, trazendo protagonismo dos portadores de deficiência nas propostas de iniciativa próximas da realidade, e o I Fórum da Família, uma ação que visa reunir familiares para discutir o que mais aflige e sugerir ações para atender suas necessidades.
*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes