Em Brasília, Bruno Reis reivindica subsídio a transporte público | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Em Brasília, Bruno Reis reivindica subsídio a transporte público

Caso projeto de lei seja aprovado, Salvador poderá receber cerca de R$ 64 milhões

Publicado quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022 às 16:59 h | Atualizado em 16/02/2022, 17:06 | Autor: Da Redação
Prefeito Bruno Reis está na capital federal para cumprir agenda de compromissos junto a representantes do governo federal e do Congresso Nacional
Prefeito Bruno Reis está na capital federal para cumprir agenda de compromissos junto a representantes do governo federal e do Congresso Nacional -

Fazendo parte de uma comitiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), está em Brasília nesta quarta-feira, 16, para acompanhar a votação do Projeto de Lei 4.392/2021, que propõe viabilizar a municípios de todo o país subsídio a partir da criação de um programa de custeio da gratuidade do transporte coletivo para idosos. 

O chefe do executivo municipal voltou a falar que, na avaliação das prefeituras, o subsídio é necessário para o custeio do transporte público e que o aumento na tarifa não penalize a população. “Estamos subordinados a contratos de concessões e, se aplicarmos o reajuste na regra que está estabelecida, o reajuste na tarifa passa da casa de 15%. A população não tem condições de pagar um reajuste nesse percentual”, afirmou. Ele relatou que apenas o óleo diesel, no último ano, teve alta de mais de 73% no valor.

Se o PL 4.392 for aprovado em Brasília, a capital baiana poderá receber cerca de R$64 milhões, o que representa em torno de 8% de faturamento do sistema de transporte público.

Reis ainda se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a fim de tratar sobre a construção do BRT, composto por três trechos. “Tivemos a Autorização de Início de Obras (AIO) parcial para o início das obras e, agora, estamos em busca da AIO total. Isso causará menos transtornos para cidade, pois a intervenção está numa área estratégica, além de permitir, principalmente, que o contrato possa ser cumprido, tendo em vista que ele foi assinado antes da pandemia”, destacou.

Ainda segundo o prefeito, a pandemia provocou aumento significativo dos insumos da construção civil, o que trouxe uma elevação média de 60% do custo dos materiais. Isso significa que a autorização plena para realização das intervenções do BRT evitaria eventuais dificuldades para o seguimento das obras.

Também foram discutidos outros recursos para a realização de obras na capital baiana. Na ocasião, o ministro Rogério Marinho se comprometeu a analisar as pautas, na tentativa de agilizar os recursos para a capital baiana.

Publicações relacionadas