Estação de esgoto do Lucaia volta a funcionar após reparo de tubulação | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Estação de esgoto do Lucaia volta a funcionar após reparo de tubulação

Publicado terça-feira, 31 de agosto de 2021 às 14:33 h | Atualizado em 31/08/2021, 14:41 | Autor: Da Redação
Estação do Lucaia retira sólidos grossos e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado em Salvador | Foto: Blog do Rio Vermelho
Estação do Lucaia retira sólidos grossos e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado em Salvador | Foto: Blog do Rio Vermelho -

A estação de esgoto do Lucaia, no Rio Vermelho, em Salvador, voltou a funcionar nesta terça-feira, 31, por volta de 4h, após ser concluído o reparo em uma tubulação por onde passa o efluente que é bombeado para o emissário submarino do Rio Vermelho.

Segundo informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o trabalho, realizado durante a noite e madrugada, durou cerca de 10 horas. A empresa afirma que foram adotadas medidas para diminuir os impactos na foz do Rio Lucaia e na faixa de praia do Rio Vermelho até o Farol da Barra.

Os técnicos da empresa estão monitorando o funcionamento da estação. Eles vão coletar amostras de água do mar na faixa de praias, para realizar análises. Os resultados serão enviados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e servirão de base para compreender impacto gerado pela parada temporária da Estação do Lucaia nesta faixa de praias.

A estação de condicionamento prévio (ECP) passou por uma manutenção preventiva entre os dias 9 e 13 de agosto, a partir do trabalho de coleta e análise laboratorial. Os resultados indicaram que a influência da paralisação temporária da estação de esgoto foi observada de modo mais evidente apenas nas praias do Rio Vermelho e por um período de 48 horas após o retorno da operação do equipamento.

"É importante também que a população se mantenha atenta aos boletins de balneabilidade emitidos pelo Inema, pois outras variáveis, como a chuva, por exemplo, podem afetar a qualidade da água do mar”, explica Thiago Hiroshi, gerente socioambiental da Embasa.

Estação do Lucaia

A estação do Lucaia retira sólidos grossos e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado na capital baiana. Logo, as manutenções foram feitas para evitar paradas longas que causem extravasamento nas praias de Salvador.

Publicações relacionadas