MANIFESTAÇÃO
Ex-rodoviários protestam na Estação da Lapa e congestionam trânsito
Manifestantes pedem o pagamento de rescisão que está atrasada há anos
Por Da Redação
Ex-rodoviários que trabalhavam na Concessionária Salvador Norte (CSN) realizam um protesto na saída da Estação da Lapa, uma dos terminais mais movimentados de Salvador. Segundo as informações da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), o protesto começou por volta das 11h20 na estação. Por conta disso, as pessoas precisaram caminhar até a Praça João Mangabeira, ou seja, cerca de 900 metros, para poder pegar um coletivo.
Após bloquear parte da pista na Lapa, os manifestantes seguiram para Avenida Vale dos Barris, sentido Politeama. O trânsito na região segue lento. Os manifestantes pedem o pagamento das rescisões dos funcionários demitidos e que sejam integrados às empresas que fazem o transporte público da cidade.
Conforme a categoria, dos cerca de 4 mil ex-funcionários, apenas pouco mais de mil teriam recebido o valor da rescisão. Em contato com o Portal A TARDE, a OT Trans, um dos consórcios em operação, disse que a empresa assumiu parte do sistema após a intervenção da Prefeitura de Salvador e realizou a contratação por meio do sistema de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
Já em nota, o Sindicato dos Rodoviários informou ao Portal A TARDE que está "se empenhado ao máximo para resolução dos problemas acarretados após a caducidade da CSN". Além de salientar que "não faz parte do movimento".
O Sindicato ainda disse que " o presidente Fabio Primo esteve em reunião no Tribunal Regional do Trabalho com representantes da TENDA E CSN, para dar continuidade na conclusão do processo da venda dos imóveis da extinta CSN, e garantir os direitos dos trabalhadores".
Veja nota na íntegra:
A diretoria do Sindicato tem se empenhado ao máximo para resolução dos problemas acarretados após a caducidade da CSN. Ao decorrer do processo, o Sindicato já garantiu que a maioria dos rodoviários fossem empregados. Além da conquista dos direitos como FGTS, Saque Aniversário e liberação das multas rescisórias de parte desses trabalhadores.
No momento o que vem sendo resolvido são questões burocráticas, para efetivação da venda dos imóveis para pagar a rescisão dos trabalhadores, tendo como prioridade os companheiros que se encontram fora do Sistema. Inclusive hoje mesmo, nesta segunda-feira (20), o presidente Fabio Primo esteve em reunião no Tribunal Regional do Trabalho com representantes da TENDA E CSN, para dar continuidade na conclusão do processo da venda dos imóveis da extinta CSN, e garantir os direitos dos trabalhadores.
Infelizmente o processo não vem tendo a velocidade que gostaríamos. Estamos empenhados para que tudo seja resolvido o mais rápido possível.
O Sindicato comunica que não faz parte do movimento realizado na entrada da estação da Lapa desta segunda-feira, 20, e não há representatividade da entidade.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes