Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

HISTÓRIA

Farol da Barra recebe prêmio internacional de patrimônio

Cartão-postal foi contemplado com o Heritage Lighthouse of the Year-2020 por projeto de conservação

Por Mayara Fernandes*

05/06/2023 - 8:30 h
Turistas no Farol da Barra
Turistas no Farol da Barra -

Cartão-postal de Salvador, cenário de muitas músicas, carnavais, encontros e histórias, o Farol Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra recebe hoje, o Prêmio Farol Patrimônio do Ano (IALA) Heritage Lighthouse of the Year-2020. A premiação é um reconhecimento internacional ao trabalho desenvolvido nas áreas de conservação, acesso ao público e educação, que destaca os faróis mais valiosos do mundo. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e ocorre no contexto das comemorações do “11 de junho - Dia da Marinha”.

Faróis da Índia, Japão, Reino Unido e Portugal, entre outros países, concorreram à premiação 2020. Devido às restrições da Covid-19, as celebrações precisaram ser adiadas. O troféu, que ficou sob a guarda do Museu Náutico da Bahia, será entregue pelo secretário geral da IALA, Francis Zachariae.

O Farol da Barra é um dos mais antigos do Brasil, tendo sido construído em 1698. Ele testemunhou importantes eventos históricos e desempenhou um papel fundamental na orientação de navios ao longo dos séculos. “ O prêmio IALA Heritage Lighthouse of the Year para o Farol da Barra é uma conquista significativa para a Marinha do Brasil, pois destaca a importância histórica e cultural do Farol, promove o turismo e a cultura local, e reforça o prestígio da Marinha tanto nacional quanto internacionalmente”, ressaltou o comandante do Museu Náutico da Bahia, Reuben Bello Costa.

“Receber esta premiação o coloca cada vez mais em destaque no cenário internacional e impulsiona o turismo local e internacional, tornando o mesmo um atrativo turístico ainda mais reconhecido, valorizando a economia da cidade e a cultura marítima”, destacou o Capitão de Fragata Ricardo Magalhães Valois, encarregado do Serviço de Sinalização Náutica do Leste.

A conservação do Farol é realizada pelo Serviço de Sinalização Náutica do Leste – SSN-2, organização militar subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval, que tem um plano de trabalho anual com as ações a serem implementadas para a conservação, manutenção e bom funcionamento.

O acesso à torre ocorre durante a visitação ao Forte e Museu, sendo controlado, e sempre com orientações de segurança para quem se dispõe a enfrentar os 82 degraus para poder desfrutar e se encantar com a vista da Baía de Todos-os-Santos.

*Sob supervisão da jornalista Hilcélia Falcão

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Turistas no Farol da Barra
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Turistas no Farol da Barra
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Turistas no Farol da Barra
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Turistas no Farol da Barra
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x