ESPÉCIE AMEAÇADA
Golfinho é encontrado morto em praia do Subúrbio de Salvador
Animal foi levado até o Instituto de Mamíferos Aquáticos para investigação sobre a causa da morte
Por Da Redação
Um golfinho foi encontrado morto, na manhã desta sexta-feira, 19, na praia de Tubarão, no Subúrbio de Salvador. Uma guarnição da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar foi acionada por moradores. Eles encontraram o animal na faixa de areia.
"Na manhã de hoje, uma guarnição da Coppa deslocou para averiguar um informe de um boto-cinza, juvenil, macho, encontrado morto na praia de tubarão. Ao chegar no local foi constatado a veracidade e de imediato o corpo do animal foi encaminhado para o Instituto de Mamíferos Aquáticos", diz anota da Companhia.
O animal foi encaminhado para para o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA). A causa da morte do mamífero será investigada.
Risco
O boto-cinza é listado pelo Ministério do Meio Ambiente como espécie ameaçada e tem status de espécie vulnerável na Lista da Fauna Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção.
No Brasil, ele pode ser encontrado desde o Pará até Santa Catarina. As Baías de Sepetiba e de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, são os locais de maior concentração da espécie no país. O boto-cinza gosta de ficar em áreas abrigadas, como enseadas e baías, especialmente próximas a manguezais.
A gestação do boto-cinza dura quase um ano. E ele já nasce com cerca de 1 m de comprimento. Após a gestação, o filhote é amamentado por pelo menos seis meses. Somando o tempo de amamentação ao da gestação, a mãe demora entre dois anos e meio de três para ter outro filhote. Esse grande intervalo entre uma gestação e outra é mais uma dificuldade para a preservação da espécie.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes