VLT
Governo desapropria área no Lobato para construção de estação
Gestão decretou de utilidade pública uma área equivalente a 6,6 mil m² de terra
Por Da Redação
O Governo da Bahia desapropriou uma área na Avenida Afrânio Peixoto, no bairro de Bela Vista do Lobato, em Salvador, para a construção de uma subestação do projeto do VLT/Monotrilho do Subúrbio. A gestão decretou de utilidade pública uma área equivalente a 6,6 mil m² de terra.
Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 15, o documento autoriza a Companhia de Transportes do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), a promover os atos administrativos e judiciais, em caráter de urgência, para desapossar o local.
Em março deste ano, a administração estadual já havia desapropriado uma área de 5 mil m² na avenida Beira Mar do Lobato para implantação da subestação primária (alimentação elétrica do modal).
Em abril, o Governo da Bahia apresentou o primeiro trem do sistema VLT. Todo a estrutura é uma parceria público-privada entre o governo do estado e a Skyrail Bahia. A expectativa é que as duas linhas, que contarão com 25 paradas, beneficiem cerca de 600 mil pessoas que vivem hoje no Subúrbio de Salvador.
A previsão é que o VLT do Subúrbio esteja completamente funcional no segundo semestre de 2024. Os primeiros testes operacionais acontecerão em 2022, tendo o primeiro trecho de dois quilômetros liberado no segundo semestre desse mesmo ano.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



