Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Governo do estado fará proposta no leilão do Hospital Espanhol

Por Yuri Silva

29/01/2018 - 11:09 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00
Hospital suspendeu atendimento desde 2014
Hospital suspendeu atendimento desde 2014 -

O governo do estado da Bahia será um dos participantes, como potencial comprador, no leilão dos bens ativos do Hospital Espanhol, marcado para 7 de fevereiro.

A própria Secretaria da Saúde (Sesab) já havia confirmado pelo menos duas vezes o interesse no estabelecimento hospitalar, a fim de transformá-la em uma unidade do Planserv.

Agora, entretanto, a ida do Executivo estadual ao certame é tida como certa, revelou, pedindo para não ter o nome divulgado na reportagem, uma fonte do alto escalão da gestão Rui Costa.

Será a Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), banco estadual que emprestou R$ 58 milhões ao Hospital Espanhol em 2013 sob forte divergência, o órgão responsável por representar o governo estadual no leilão, detalhou esse mesmo mandatário, figura próxima ao Palácio de Ondina.

Por questões estratégicas, ele não revelou nem deu pistas, entretanto, qual será a proposta apresentada. Mas confirmou que o objetivo é usar a unidade para atender os servidores estaduais.

Outras propostas

Na primeira e até então única proposta feita pelos bens da Real Sociedade Espanhola, o Instituto de Gestão e Humanização da Bahia (IGH) chegou a ofertar R$ 123 milhões, valor que não convenceu o TRT-5 e a comissão de credores da entidade.

Agora, contou para a reportagem de A TARDE o leiloeiro Rudival Jr., pelo menos dois grupos brasileiros da área de saúde – um de São Paulo e outro do Paraná – têm interesse na unidade hospitalar, fechada desde o ano de 2014 no bairro da Barra, orla da capital baiana.

Um deles, afirma Rudival, ainda analisa se consegue atrair investidores internacionais para entrar no negócio, o que viabilizaria uma proposta satisfatória.

Ultimamente, contudo, os empresários deixaram de fazer contato sobre o assunto, o que, na avaliação do leiloeiro, pode significar que o interesse “esfriou”.

“Acho que o que está atrapalhando é essa briga do TJ com o TRT aí. Ninguém quer se envolver numa situação de insegurança”, afirmou Rudival Jr., sem revelar o nome dos grupos que haviam demonstrado interesse no Hospital Espanhol.

O local onde fica o estabelecimento só pode receber empreendimentos de saúde. Isso porque um decreto estadual, assinado pelo então governador Jaques Wagner em 2014, tornou o terreno bem de utilidade pública para esse fim.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual afirmou à imprensa que a intenção era impedir que a especulação imobiliária disputasse o imóvel, situado em área estratégica da cidade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Hospital suspendeu atendimento desde 2014
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Hospital suspendeu atendimento desde 2014
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Hospital suspendeu atendimento desde 2014
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Hospital suspendeu atendimento desde 2014
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA