SALVADOR
Greve parcial afeta serviços de entrega
Por Meire Oliveira e Luisa Torreão, do A TARDE
O financiamento da casa própria da administradora Tassiana Moreira, 32, está em risco desde que servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) entraram em greve nacional nesta quarta. O prazo para ela finalizar o processo se encerra nesta sexta e Tassiana depende da entrega de um documento , postado ontem de manhã na sede da instituição, na Pituba.
“Preciso que minha carteira de trabalho chegue ao Rio de Janeiro amanhã (hoje). Pago pelo serviço de 24 horas e a atendente me fala que não há previsão. É horrível”, desabafou. Nas duas maiores agências do Estado, Comércio e Pituba, os cerca de 2 mil usuários foram surpreendidos com a mesma informação.
A greve pode ser revertida hoje, caso haja consenso na assembleia marcada para as 10h, na Praça da Inglaterra (Comércio), onde a categoria discute a proposta que resultou de uma reunião, ontem, entre o comando nacional e o patronato. A última e maior greve na história dos Correios durou 21 dias, em 2008.
Dos 5.100 funcionários da empresa na Bahia, os cerca de 3.2oo – responsáveis pelas principais etapas do processo iniciado no guichê das agências e concluído na entrega das encomendas – amanheceram o dia em piquetes nas agências. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba), Simone Soares, são atendentes, funcionários da coleta, da operação de triagem e transbordo, carteiros, motoristas e motociclistas.
A paralisação foi decidida depois de as rodadas de negociação terem se prolongado por 45 dias, sem avanço em Brasília. A proposta do patronato estacionou em 4,5% de reajuste, enquanto a reivindicação é de acréscimo linear no valor de R$ 300, o que corresponde a entre 20% e 30%, utilizando como referência o menor salário (R$ 665). De acordo com o diretor do Sincotelba Enéas Estrela, dos 35 sindicatos no País, 33 já teriam aderido à greve.
Após pagar R$ 58,50 por um sedex, resta à secretária Marília Almeida, torcer para que o documento chegue em Brasília até a manhã de hoje. “Pelo preço, era para chegar no prazo”, disse ela. Na agência central da Pituba, 16 guichês atendem 1.120 pessoas diariamente. No Bairro de Pau da Lima, os funcionários chegaram e foram embora, deixando o gerente sozinho na unidade, que teve de ser fechada.
Só no centro de distribuição do Comércio (um dos 21 de Salvador), 54 mil correspondências deixaram de chegar ao seu destino ontem. A ECT não informou o volume total na capital.
Outro ponto de grande reclamação do comando de greve diz respeito ao déficit de funcionários, que chegaria a 2 mil no Estado. “As encomendas chegam com atraso e a população não quer saber, pois pagou pelo serviço”, afirmou a sindicalista Simone Soares. Em Salvador, a média de atraso chega a 3 dias e, no interior, a um mês, mesmo sendo Sedex. As demais reivindicações dizem respeito às condições de trabalho. O interior lidera em dificuldades: “Em Ilhéus e Itabuna são, em média, 40 assaltos por mês.
Alternativas - Quem depende da chegada de faturas em casa para pagar as contas do mês não deve esperar vencer o prazo para recorrer das multas. A superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Cristiana Santos, sugere a busca imediata por uma segunda via da fatura junto à empresa.
O primeiro passo é fazer contato por telefone ou e-mail. Novos boletos podem ser adquiridos por meio de internet ou fax. Há, ainda, a possibilidade de efetuar um depósito bancário na conta da empresa, após informado o valor devido por telefone, passando o comprovante do pagamento por fax.
Se o consumidor precisar enviar uma encomenda, o melhor caminho é recorrer a empresas de entrega rápida. Cristiana Santos chama atenção de que a greve dos Correios é um direito garantido por lei. Portanto, desde que mantenha 30% do efetivo na ativa, "a categoria não está cometendo irregularidade".
Isso significa que os Correios podem se recusar a aceitar o envio de correspondências e encomendas. Porém, caso se comprometa a fazer o serviço, mas não garanta a entrega dentro do prazo estabelecido, pode haver descumprimento do contrato na relação de consumo – o que cabe ação contra prestador.
"O Procon é que melhor pode analisar cada caso", indica a superintendente. São quatro postos do órgão: R. Carlos Gomes, SAC Salvador Shopping, SAC Barra e Instituto do Cacau (Comércio).
Empresas de entrega rápida:
DHL Express - 71 3379-6593
Viação Águia Branca - 0800 725 1211
Ramos Transportes - 71 2106-9300.
Gollog - 0300 101 2001
Viação Águia Branca - 0800 725 1211
São Geraldo - 71 3234-3902
DHL Express - 71 3379-6593
Ramos Transportes - 71 2106-9300
Vip Entrega Rápida - 71 3332-3335
Rapidão Cometa - 71 3483-7000
JADLOG - 71 3346-0777
Translayne Cargas - 71 3391-1587
Poli Express - 71 3341-0268
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