Homem é preso após vandalismo onde está Estátua de Mãe Stella | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Homem é preso após vandalismo onde está Estátua de Mãe Stella

Ele foi flagrado por câmeras de monitoramento

Publicado sexta-feira, 18 de agosto de 2023 às 09:35 h | Autor: Da Redação
Com cerca de dois metros de altura, a estátua de Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018) é de autoria do escultor Tatti Moreno
Com cerca de dois metros de altura, a estátua de Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018) é de autoria do escultor Tatti Moreno -

Um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã desta sexta-feira, 18, após ser flagrado vandalizando uma placa onde está a Estátua de Mãe Stella de Oxóssi, na ligação entre Avenida Paralela e Stella Maris. A peça artística foi devolvida à cidade de Salvador no dia 10 de agosto.

De acordo com a GCM, na tarde de quinta-feira, 17, o homem foi flagrado por câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal praticando vandalismo em uma placa da Prefeitura de Salvador  onde está instalada a estátua em homenagem a Mãe Stella de Oxóssi. 

Após detecção do ato, equipes foram deslocadas e desde a quinta realizavam patrulhamento em busca do suspeito, o que aconteceu na manhã desta sexta. O homem foi  encaminhado para a Central de Flagrantes, para registro da ocorrência.

A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza o videomonitoramento do local de forma ininterrupta através de quatro câmeras de segurança já instaladas, além de intensificar o número de rondas da região. A iniciativa faz parte do projeto de instalação de 200 câmeras que atenderão toda a cidade em áreas turísticas.

Com cerca de dois metros de altura, a estátua de Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018) é de autoria do escultor Tatti Moreno, falecido em julho de 2022, e teve que ser completamente refeita após incêndio em dezembro passado. O trabalho de reconstrução foi conduzido pelos filhos de Tatti, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno. 

A peça foi produzida em resina de poliéster, fibra de vidro com propriedades antichamas, acabamento em poliéster e pintura em poliuretano.

A escultura da ialorixá volta à posição de origem, defronte a um Oxóssi que mede quase nove metros de altura (já incluindo o pedestal), representando a sacerdotisa sentada em um trono, como nos dias em que ela comandou Ilê Axé Opô Afonjá. O terreiro foi onde a religiosa exerceu liderança por mais de quatro décadas. A primeira obra havia sido inaugurada em abril de 2019.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS