SALVADOR
Homem é preso após vandalismo onde está Estátua de Mãe Stella
Ele foi flagrado por câmeras de monitoramento
Por Da Redação
Um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã desta sexta-feira, 18, após ser flagrado vandalizando uma placa onde está a Estátua de Mãe Stella de Oxóssi, na ligação entre Avenida Paralela e Stella Maris. A peça artística foi devolvida à cidade de Salvador no dia 10 de agosto.
De acordo com a GCM, na tarde de quinta-feira, 17, o homem foi flagrado por câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal praticando vandalismo em uma placa da Prefeitura de Salvador onde está instalada a estátua em homenagem a Mãe Stella de Oxóssi.
Após detecção do ato, equipes foram deslocadas e desde a quinta realizavam patrulhamento em busca do suspeito, o que aconteceu na manhã desta sexta. O homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes, para registro da ocorrência.
A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza o videomonitoramento do local de forma ininterrupta através de quatro câmeras de segurança já instaladas, além de intensificar o número de rondas da região. A iniciativa faz parte do projeto de instalação de 200 câmeras que atenderão toda a cidade em áreas turísticas.
Com cerca de dois metros de altura, a estátua de Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018) é de autoria do escultor Tatti Moreno, falecido em julho de 2022, e teve que ser completamente refeita após incêndio em dezembro passado. O trabalho de reconstrução foi conduzido pelos filhos de Tatti, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno.
A peça foi produzida em resina de poliéster, fibra de vidro com propriedades antichamas, acabamento em poliéster e pintura em poliuretano.
A escultura da ialorixá volta à posição de origem, defronte a um Oxóssi que mede quase nove metros de altura (já incluindo o pedestal), representando a sacerdotisa sentada em um trono, como nos dias em que ela comandou Ilê Axé Opô Afonjá. O terreiro foi onde a religiosa exerceu liderança por mais de quatro décadas. A primeira obra havia sido inaugurada em abril de 2019.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes