SALVADOR
Idosos tomam 3ª dose contra Covid-19 e 'dão bronca' em jovens faltantes
Por Matheus Calmon

Pela terceira vez, Camilo Garrido, de 90 anos, saiu de casa para receber a vacina contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, 30, ele esteve na Arena Fonte Nova para receber o reforço do imunizante, que passou a integrar a campanha de vacinação de Salvador após a confirmação da chegada da variante delta na Bahia.
Agora imunizado com três doses, Camilo alerta que a vacina é a única saída para o problema que afeta todo o mundo. "Tem que tomar. Sem vacina não tem condições de atravessar a fase. Única solução é tomar a vacina", disse.

A terceira dose está sendo aplicada em idosos com 80 anos ou mais que completam seis meses do recebimento da segunda dose até o dia 2 de setembro. Este foi o caso do médico Anísio Pugas, de 82. Ele lembra que a chegada da Covid-19 alterou a vida completamente, pois precisou parar de trabalhar para resguardar a saúde. O médico disse que, mesmo com o esquema vacinal completo, mantém os cuidados e só sai de casa quando necessário.

Aos jovens que ainda não receberam nenhuma dose, ele dá um puxão de orelha e alerta. "É uma irresponsabilidade enorme. Não só faz mal à pessoa, como o pessoal que vive em volta, pai, avô... Isso mostra muita irresponsabilidade. Deveria ser obrigado. Empresas deviam cobrar", disse Anísio.
Diferente da parte faltante da juventude, dona Elisete Magalhães, de 95 anos, nunca apresentou resistência à vacinação. Ela foi imunizada com a 1ª dose logo no primeiro dia da campanha e, nesta segunda, retornou ao posto para receber a terceira. A filha, Lia, que a levou, disse que a chegada da pandemia mudou fortemente a rotina da idosa, pois ela mora sozinha e deixou de receber os filhos para os constantes almoços.

"Ela nunca apresentou resistência a nada de saúde. O tempo todo esteve em casa. No início da pandemia, ela sentiu muito, pois os filhos sempre almoçam com ela e, depois, precisamos interromper. Depois nos organizamos e, quando vamos, tomamos banho e almoçamos longe dela. A gente sempre tenta amenizar", conta.
A campanha de vacinação segue nesta terça-feira, 31, na capital baiana. Além dos idosos, são vacinados os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos que possuam algum tipo de comorbidade e/ou deficiência permanente. O público maior de 18 anos, que ainda não foi vacinado, também é alvo da campanha, assim como gestantes e puérperas. Vale lembrar que, antes de ir a um posto, é necessário consultar o nome no site da Secretaria Municipal da Saúde.
Confira os pontos de vacinação desta terça-feira:
3ª DOSE: PESSOAS COM 80 ANOS OU MAIS – 8h às 16h
Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista e 5º Centro de Saúde (Barris).
Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vista Alegre, USF Cajazeiras V, UBS Virgílio de Carvalho e USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas).
1ª DOSE - ADOLESCENTES COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS - 8h às 16h
Os adolescentes deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação.
Drive-thru: Shopping da Bahia.
Ponto fixo: USF Plataforma.
1ª DOSE - GESTANTES E PUÉRPERAS – 8h às 16h
Drive-thru: Shopping da Bahia.
Pontos fixos: USF Plataforma e USF Vila Matos – Rio Vermelho.
REPESCAGEM
PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 18 ANOS - 8h às 16h
Drive-thrus: FBDC Brotas e FBDC Cabula.
Pontos fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), FBDC Brotas e UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras).
2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h
Drive-thrus: Unijorge (Paralela), Barradão (Canabrava), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu) e Vila Militar (Dendezeiros).
Pontos fixos: Barradão (Canabrava), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Federação, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), USF Pirajá, Unijorge (Paralela), USF Vila Nova de Pituaçu e USF Colinas de Periperi.
2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h
Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré) e Faculdade Universo (Avenida ACM).
Pontos fixos: CSU Pernambués, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Imbuí, USF Curralinho, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros) e USF Tubarão.
2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h
Drive-thrus: Uninassau (Pituba) e Parque de Exposições (Paralela).
Pontos fixos: USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, USF Vale do Matatu, USF João Roma (Jardim Nova Esperança) e UBS Eduardo Mamede (Mussurunga).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes