SALVADOR
Igreja da Ascensão do Senhor é reconhecida como Patrimônio Cultural de Salvador
Por Da Redação

A prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, aprovou o tombamento da Igreja da Ascensão do Senhor, localizada 3ª avenida, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nesta quinta-feira, 17.
Iniciado em julho 2017, o processo de tombamento foi fundamentado por um abaixo-assinado feito pelas entidades responsáveis, com base na Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município (8.550/2014).
Conforme o decreto, diversos motivos foram considerados no ofício de formalização do pedido, como a consideração do fato de que a Igreja reserva aspectos arquitetônicos singulares, resguardando valores históricos relevante para o Movimento Moderno e valor artístico e paisagístico significativo.
Segundo o padre Manoel de Oliveira Filho, pároco da Igreja, o tombamento é motivo de grande alegria: "É uma notícia que enche o coração da comunidade de alegria. Essa igreja nasceu da visão pastoral do Cardeal Brandao Vilella que, ao solicitar a construção de uma capela para os funcionários do CAB ao governador ACM, não imaginava que estava surgindo, pelo traço do arquiteto João Gama Figueiras Lima, o Lelé, uma obra prima da fé e da arte, com chave modernista, em nossa cidade."
Uma missa em comemoração ao reconhecimento será celebrada neste domingo, 20. Para acompanhar presencialmente, é preciso agendar pelo site (www.ascensaodosenhor.org.br).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes