Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Impossibilidade de fazer obra pode fechar asilo em Salvador

Por Felipe Santana*

27/06/2018 - 21:45 h
Estruturas do asilo precisam de reparos
Estruturas do asilo precisam de reparos -

Com 30 anos de história e abrigando, atualmente, cerca de 75 idosos, o Asilo São Lázaro, no bairro de Jardim Nova Esperança, corre o risco de parar de funcionar caso não realize reformas estruturais nos dormitórios dos idosos.

De acordo com uma das dirigentes do asilo, Maria de Fátima, o local precisa com urgência dos materiais necessários para iniciar as obras. No entanto, as despesas atuais impedem a captação de recursos para as intervenções. Segundo ela, o orçamento para a construção da nova estrutura dos dormitórios é cerca de R$ 136 mil. Além de despesas mensais, o abrigo conta com 25 funcionários para cuidar dos internos.

O asilo chegou a fazer uma vaquinha virtual divulgada na fanpage no Facebook. Mas, até o momento, a meta ainda não foi alcançada. Caso a reforma não seja realizada no prazo determinado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), o asilo pode deixar de funcionar. “Sempre precisamos de doações. Agora, principalmente, de material para a construção”, disse Maria de Fátima.

O asilo possui quatro dormitórios coletivos. Segundo Maria, a reforma consiste em dividir os dormitórios em 20 quartos com banheiros. Cada quarto deve ter quatro camas.

“Estamos tentando de todas as formas reunir recursos para a compra dos materiais que são diferentes dos convencionais, como paredes de gesso e forro PVC. Além disso, piso antiderrapante, vaso sanitário, pias entre outros materiais”, disse a dirigente. O valor do orçamento de R$ 136 mil, não está contando com a mão de obra.

Diante da situação, o asilo trabalha com a captação de doações de dinheiro e também dos materiais para a reforma. Além disso, o local precisa de materiais de limpeza e alimentos, como leite e carne. No dia a dia, os idosos recebem quatro refeições por dia.

“Assim que a gente conseguir reunir o maior número de materiais, vamos iniciar a reforma. Temos um prazo”, disse Maria Raimunda, uma das dirigentes do asilo.

De acordo com o MP-BA, as exigências referentes à reforma do abrigo integram uma ação civil pública que solicita regularidades em asilos e têm o objetivo de fiscalizar as instalações diante das normas da Vigilância Sanitária para o funcionamento, oferecendo instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade.

Diante dos laudos da Vigilância Sanitária, o MP-BA, por meio do Grupo de Atuação Especial em Defesa dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência, solicitou à Justiça que determinasse a execução da reforma. No entanto, o processo ainda está em curso.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Estruturas do asilo precisam de reparos
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Estruturas do asilo precisam de reparos
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Estruturas do asilo precisam de reparos
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Estruturas do asilo precisam de reparos
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA