ENSINO SUPERIOR
Inscrições do Mais Futuro são prorrogadas até o próximo dia 11
Só na Universidade do Estado da Bahia, a política já alcança 1.700 inscritos
Por Jade Santana*
As inscrições do programa Mais Futuro foram prorrogadas até o dia 11 de maio. A iniciativa disponibiliza auxílio permanência para estudantes matriculados em cursos de graduação presencial em universidades estaduais da Bahia, desde que não tenham concluído outro curso de nível superior e registrados em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
“Este é um programa que garante a permanência dos estudantes no ensino superior. Atende estudantes com vulnerabilidade social que estudam em uma das quatro universidades estaduais na Bahia, como a Uneb, Uesc, Uesb e Uefs”, explica o professor Marcius Gomes, coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC).
Só na Universidade do Estado da Bahia, a política já alcança 1.700 inscritos. Para a professora Adriana Lima, reitora da instituição, a relevância está em gerar segurança financeira. “Para estudar hoje é preciso pensar no transporte, alimentação, moradia, conectividade, agregado às oportunidades de participação em esportes, desenvolvimento de artes e atendimento biopsicossocial. Afirmo que o Mais Futuro é um passo importante embora, ainda há muito a ser pensado, planejado e implementado enquanto política de permanência estudantil”, finaliza a reitora.
Benefícios
Estudante do curso de história no campus de Jacobina da Uneb, Luciana Jesus Pereira, 24 anos, afirma ter tido a oportunidade de representar sua comunidade em que muitos dos seus iguais ainda não acessaram. "Os indígenas e quilombolas são invisíveis para o governo. A gente tem sonhos, porém encontramos barreiras. Ainda faltam políticas públicas para essas pessoas, então, com o Mais Futuro, podemos ter a segurança de terminar o curso", opina ela que é da comunidade quilombola de Coqueiros, no município de Mirangaba.
Os estudantes deverão identificar um dos perfis na inscrição: 1) Básico - estudantes em município localizado até 100 km do campus de matrícula e frequência do curso– auxílio de R$ 300; 2) Moradia- estudantes em município a distância superior a 100km do campus e que mudou de domicílio para frequentar o curso– auxílio de R$ 600; 3) Complementar: estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições de ensino superior ou entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico e Moradia, sendo o auxílio variável e limitado aos valores estabelecidos.
Entre os documentos exigidos estão: RG ou documento oficial com foto; CPF; Folha Resumo do registro, individual ou familiar, atualizado no CadÚnico, que deverá estar carimbada e assinada pelo órgão responsável e, na ausência de carimbo, o servidor responsável deverá registrar o número da matrícula funcional e assinar; Comprovante de matrícula; Comprovante de residência; e Declaração de inexistência de vínculo empregatício e de não estar cursando e nem ter concluído outro curso superior (relação completa no edital).
É de responsabilidade do estudante o acompanhamento do processo no sistema pelo site.
*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes