Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Instituição oferece cirurgias gratuitas de amígdalas e adenoide

Por Wesley Sobrinho, do A TARDE

27/01/2009 - 0:01 h

Cientes da dificuldade que a população soteropolitana enfrenta para conseguir realizar cirurgias de remoção de adenoide e amígdalas em crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS), médicos do Instituto de Otorrinolaringologia Otorrinos Associados (Inooa) realizam, nos meses de fevereiro e março, um mutirão cirúrgico para crianças carentes da capital baiana.

De acordo com o cirurgião e diretor administrativo do Inooa, Otávio Marambaia, 12 médicos participarão do mutirão e a pretensão é operar cerca de 30 crianças, com idade entre 3 e 12 anos, gratuitamente. “Muitos dos nossos médicos também atuam em hospitais públicos e conhecem a dificuldade da população. Sabemos como é difícil e, por isso, promovemos esses programas anuais gratuitos. É nosso compromisso com o social”, explica.

Os responsáveis por crianças que sofrem de problemas respiratórios devido à hipertrofia da adenoide e amígdalas – órgãos linfoides situados, respectivamente, na parte posterior do nariz e na garganta – e querem que elas participem do mutirão devem ligar para o Inooa e agendar a consulta.

O agendamento pode ser feito de amanhã até o dia 13 de fevereiro, das 14 às 17h30, pelo telefone 71-3270-8047, que estará disponível exclusivamente para a marcação de consultas.

Tanto crianças cujo quadro de hipertrofia desses órgãos já foi diagnosticado quanto as que ainda não passaram por uma avaliação médica, mas apresentam sintomas de quem tem a patologia, podem marcar a consulta. Só após a realização dos exames otorrinolaringológicos, os médicos constatarão se a cirurgia é necessária. Caso contrário, os médicos indicarão o tratamento adequado à patologia detectada.

Sintomas –
Os principais sintomas apresentados por quem sofre com a hipertrofia de adenoide ou das amígdalas são: dificuldade de respirar, ronco, falta de apetite, retardo no desenvolvimento físico e intelectual, deformação na arcada dentária e apneia (parada da respiração entre os roncos). A maioria dos sintomas desaparecem logo após a cirurgia, que é considerada de baixo risco.

Esse é o segundo mutirão realizado pelos médicos do Inooa. O primeiro aconteceu nos meses de outubro e novembro de 2007, quando 25 crianças foram operadas na unidade. A novidade este ano é o apoio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que cedeu o Hospital Ernesto Simões para que mais crianças pudessem ser operadas.

Uma das pacientes beneficiadas no primeiro mutirão foi Luana Gomes da Silva, 8 anos. De acordo com a mãe da garota, a cabeleireira Rute Gomes da Silva, 30 anos, foram quase dois anos tentando marcar a cirurgia, que, no caso de Luana, precisava ser feita com urgência. A adenoide já havia bloqueado 90% da passagem de ar e a arcada dentária da criança já começava a apresentar deformação. “Agora, depois da cirurgia, minha filha respira sem dificuldade e até o rendimento na escola melhorou”, comemora Rute.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x