SALVADOR
Interdição pode atrapalhar Festa de Santa Bárbara
A Festa de Santa Bárbara, realizada tradicionalmente no dia 4 de dezembro, está ameaçada de não acontecer neste ano. Devido às precárias condições do prédio do Primeiro Grupamento do Corpo de Bombeiros de Salvador, representantes do Ministério Público estadual (MP) enviaram a diversos órgãos documento recomendando a interdição do prédio.
Foram comunicados o Comando da Polícia Militar do Estado, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo as promotoras do meio ambiente Cristina Seixas e Ana Luzia Santana, autoras da recomendação, o imóvel deve ser interditado com urgência, sob pena de oferecer risco à população.
As promotoras argumentam ainda que, mesmo sob risco de desabamento, o prédio receberia, na segunda-feira, a procissão comemorativa ao dia da santa. Segundo assessoria de comunicação do MP, a recomendação enviada ao órgãos competentes tem anexados laudos de vistoria do Conselho Regional de Engenharia, que atestam as precárias condições de funcionamento do prédio.
Relatórios técnicos de perícias realizadas por uma empresa de Engenharia e Arquitetura, a pedido da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), também revelam condições sanitárias e elétricas precárias, com risco de curto circuito, além de fissuras e corrosão na fachada do imóvel.
A comemoração, que abre o calendário festivo baiano, tem início com uma procissão que sai da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em direção ao Terreiro de Jesus e Praça Municipal. No Corpo de Bombeiros, tradici0onalmente, é oferecido um caruru e banho de água-de-cheiro pelas baianas que acompanham a procissão.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




