SALVADOR
Itaigara Memorial acrescenta 47 novos leitos de UTI na capital
Por Bruno Brito*

Visando aumentar a quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Salvador, a prefeitura vai inaugurar, na próxima semana, o Itaigara Memorial, no Caminho das Árvores. A unidade será responsável por disponibilizar 47 novos leitos de UTI.
Unidade de saúde privada requisitada pelo município para enfrentar a pandemia, o Itaigara Memorial terá 200 profissionais de saúde. A ideia é disponibilizar, inicialmente, 17 leitos de UTI no pavimento térreo, com os demais sendo oferecidos conforme o avanço da doença.
No entanto, o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, que visitou na manhã de ontem a unidade, explicou que o local estará disponível apenas para pacientes regulados, ou seja, encaminhados com gravidade de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou de Unidades Básicas de Saúde. “Essa unidade mostra o esforço que estamos fazendo para salvar o máximo de vidas possível”.
Todos os leitos do local estão equipados com respiradores. Entre os 47 respiradores distribuídos na unidade, 15 foram doados pelo Hospital São Rafael, pertencente ao Grupo D’Or e os outros 32 integram a lista dos 83 equipamentos que chegaram à cidade na semana passada.
O secretário ainda ressaltou que, mesmo com as diversas tentativas de conter o avanço do coronavírus e o reforço das medidas, é importante que a população contribua. “É importante que a população também faça sua parte, ficando em casa, entre aqueles que não precisam trabalhar. E, caso seja necessário, que o façam de máscara”, reforçou.
Os leitos do Itaigara Memorial vão se somar aos 39 leitos de UTI entregues na semana passada pela prefeitura. Entre os já entregues, 17 já estão ocupados por pacientes com coronavírus, segundo o secretário.
Existe ainda a expectativa pela disponibilização, ainda nesta semana, do Hospital de Campanha I (HCAMP I), montado no Wet’n Wild (veja ao lado).
De acordo com o coordenador de urgências do município de Salvador, Ivan Paiva, todas as iniciativas tomadas pela prefeitura possuem o intuito de impedir a aceleração da doença. “Estamos em ritmo acelerado, pois temos trabalhado com planejamento para impedir a aceleração da doença na cidade. O caminho é o que estamos seguindo, ampliando esses leitos com assistência ventilatória”, destacou.
*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes