SALVADOR
Jornal inglês elege Porto da Barra 3ª melhor praia do mundo
Por Maíza Andrade
O site de turismo do jornal inglês The Guardian divulgou o ranking das 10 melhores praias do mundo, segundo o jornalista Gavin McOwan, responsável pela seção de turismo. Em terceiro lugar aparece a Praia do Porto da Barra, depois das praias de Tayrona, na Colômbia, e a espanhola Las Islas Cies, na Galícia, classificada em primeiro lugar.
McOwan conta que assim como a cidade de Sydney, na Austrália, tem a Praia de Bondi, Los Angeles tem Venice e o Rio de Janeiro, Copacabana e Ipanema, praias que conseguem ser mundialmente famosas ao mesmo tempo em que refletem o microcosmo das cidades onde estão, Salvador tem a Praia do Porto da Barra.
Ele morou em Salvador e lá era onde ele ia de manhã cedo para nadar na água incrivelmente limpa, e, à tardinha, para tomar cerveja gelada.
Ele ressalta a impressionante localização da praia, na entrada da Baía de Todos os Santos, que faz com que as suas águas calmas sejam ideais para nadar e também permita a visão do fabuloso pôr-do-sol. Completam o cenário, segundo ele, os pequenos barcos de pesca ancorados e as belas garotas em busca do mar.
LINDA Sem saber da classificação do jornal inglês, a jovem alemã Lea Neuhaus, 23 anos, foi logo dizendo que para ela o Porto é a melhor praia do mundo. Ela justifica sua opinião dizendo já ter conhecido muitas praias em lugares como a Ásia, Europa e Estados Unidos.
É a praia mais linda que conheço, disse, enquanto saboreava um espetinho de camarão. Lea disse lamentar apenas por não poder mais jogar frescobol, pois no horário que pode ir à praia não é mais per mitido.
Clarice Pimentel Aragão, 24 anos, lembra que freqüenta o Porto desde os 6 anos de idade, quando morava na Graça. Hoje, mesmo morando no bairro do Itaigara, faz questão de ir lá, tomar banho de mar. A norte-americana Trina Sams, 23 anos, está há uma semana na cidade e disse estar gostando muito da praia. Disse concordar com a classificação. Tem muita cultura, é muito limpa e bonita, disse ela.
Há 15 anos freqüentando o Porto em suas vindas à Bahia, o brasiliense e contador José Carlos de Souza, 38 anos, já tem o seu esquema.
Só vai no período de segundafeira a quinta, porque nos outros dias fica lotada. A excelência do banho de mar foi destacada por ele e também a qualidade das pessoas que freqüentam o lugar. São pessoas do bem, disse ele.
DISCORDANTE Já uma portuguesa, moradora de Lisboa, que não quis se identificar, disse que já conheceu praias melhores e que o Porto não merece esta classificação por causa da freqüência. Já vi coisas que não gostei, disse ela, que reclamou também dos equipamentos à disposição dos banhistas.
O material não é bom. O baiano de Salvador Leonardo da Hora, 22 anos, disse estar lisonjeado com a importância dada à praia onde há três anos pratica natação.
É perfeita, disse, destacando também a presença dos dois fortes, o de São Diogo e o de Santa Maria, e a visão da Ilha de Itaparica, em frente. Outro aspecto destacado é a convivência pacífica entre diferentes pessoas. Eu mesmo sou gay, mas nunca sofri preconceito, disse. A falta de chuveiros e sanitários é um ponto fraco, em sua opinião. Outra coisa que precisa melhorar, segundo Leonardo, é a qualificação dos vendedores locais.
Já que é uma praia importante para o turismo, as autoridades deveriam se preocupar em preparar melhor esse pessoal, inclusive para falar inglês, observou. Ele conta que o assédio aos turistas é muito grande, o que considera prejudicial à imagem do lugar.
O vendedor de coco Marco Pólo Macário dos Santos, 53 anos, disse que a praia é motivo de orgulho para todos, principalmente para os nativos da Barra. Os problemas que têm aqui, quem causa são pessoas de outros bairros, disse ele.
Há 20 anos trabalhando ali, ele reclama da falta de infra-estrutura básica como chuveiros e sanitários. Mesmo que fosse para pagar, acho que deveria ter essa opção aqui, disse Marco.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes