Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TESTE DO PEZINHO

Junho Lilás conscientiza sobre diagnóstico precoce

Realização do teste ajuda a identificar doenças genéticas e metabólicas

Iamany Santos*

Por Iamany Santos*

07/06/2022 - 6:04 h

Comemorado no dia 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho é o momento para conscientizar as famílias sobre a importância do exame. O mês foi marcado com a cor lilás para simbolizar a campanha e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Salvador lançou, na segunda-feira, 6, a ação “Teste do Pezinho, mais que uma obrigação, um gesto de proteção”.

A realização do teste ajuda a identificar doenças genéticas e metabólicas precocemente para permitir intervenções e evitar o desenvolvimento de doenças para estágios graves. O objetivo da campanha é de informar sobre a importância da triagem mas, principalmente, que este é um gesto de amor. “Na verdade não é uma atitude de simplesmente obrigação, é um direito que a criança tem”, pontua Helena Pimentel, médica geneticista e responsável técnica de saúde da Apae Salvador.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Enquanto uma instituição de referência na Triagem Neonatal, todos os exames realizados no estado passam pelo laboratório da Apae. A fim de dinamizar o acesso que os municípios têm aos dados referentes às suas cidades, a Apae irá implementar novo sistema de dados que será atualizado a cada 24 horas e começará a ser usado a partir de julho.

Tecnologia

Essa nova plataforma será de fácil acesso a todos os gestores de saúde de todos os municípios da Bahia. Através dela será possível observar diversos parâmetros sobre as triagens realizadas e, a partir deles, os gestores locais podem planejar medidas de intervenção para uma melhor cobertura em sua cidade.

Com um sistema mais dinâmico, a Apae pretende melhorar o fluxo de informações entre as instituições, o que também melhora o atendimento à população. “Através da plataforma o gestor vai poder monitorar questões como: as coletas estão sendo feitas no tempo certo? Qual o percentual de coleta no meu município? Quanto tempo levamos para enviar as amostras para a Apae?”, explica Helena. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), por meio do edital do Programa Pesquisa para Saúde (PPSUS). “Essa Plataforma é magnífica porque ela é a realidade nua e crua do que está acontecendo diariamente”, enfatiza Helena.

Segundo informações da Apae Salvador, em 2021, a cobertura da triagem neonatal no estado foi de 86,48% e no primeiro quadrimestre de 2022, 51.480 bebês foram triados. “O ideal é que a [cobertura] seja 100%”, afirma a médica Helena Pimentel.

De acordo com ela, mesmo que alguns pais façam o teste em clínicas privadas, é preciso levar em consideração que parte da população não faz o teste do pezinho por falta de conhecimento. O exame faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) e é um direito garantido através do Sistema Único de Saúde (SUS) que além de fazer o teste também oferece acompanhamento caso alguma doença seja identificada.

O teste deve ser realizado entre o 2º e o 5º dia de vida. E pode identificar doenças que, se não tratadas no tempo certo, podem levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança e, em alguns casos, podem causar a morte.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x