Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
06/04/2024 às 5:00 - há XX semanas | Autor: Madson Souza

Laudos de autismo e Down passam a ser permanentes na Bahia

Lei do deputado estadual Vitor Azevedo (PL) será sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues

Patrícia Cardoso e o filho Sillas Cardoso
Patrícia Cardoso e o filho Sillas Cardoso -

Uma nova legislação estadual que torna permanentes os laudos que atestam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Síndrome de Down entra em vigor hoje a partir da sanção realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, às 9h, na Escola Estadual de Saúde Pública.

Embora sejam condições permanentes, essa população tinha que constantemente renovar seu laudo médico para acessar os benefícios.

A lei de autoria do deputado estadual Vitor Azevedo (PL), aprovada em 2023 pela Assembleia Legislativa, torna permanentes os laudos que atestam o TEA e a Síndrome de Down.

"A nova legislação busca diminuir a sobrecarga para os familiares e responsáveis pelos cuidados de indivíduos no espectro autista e com Síndrome de Down, no que consiste a renovação periódica do laudo médico, uma vez feito o diagnóstico da condição. O processo de avaliação é cansativo, caro e costuma gerar elevada ansiedade nos autistas e pessoas com Síndrome de Down”, explica Vitor Azevedo.

Conforme a lei, está proibida a exigência de renovação desses documentos no estado. A dona de casa Patrícia Cardoso, mãe de Sillas Cardoso, de sete anos de idade e com Síndrome de Down, explica que essa burocracia era motivo de desgaste.

Ela conta que já acompanhou casos de outras mães que estavam com filhos no terapeuta e tiveram que parar o processo porque o plano de saúde exigiu um novo laudo médico.

“Aí você tem que correr contra o tempo para conseguir o bendito relatório, correr pra não perder a vaga na terapeuta. E são processos demorados porque há uma demanda muito grande”, contou.

Quem também já passou por dificuldades diante da exigência da renovação do laudo do filho foi a assistente social Márcia Thais Melo, que viveu este momento com seu filho Téo Almeida, de apenas 5 anos, que está no espectro autista.

Márcia, que administra um grupo de cerca de 600 mães com filhos autistas, conta que muitas vezes famílias que não têm plano de saúde precisam pagar consultas para garantir a renovação do laudo.

“Isso porque, na maioria das vezes, não há, num prazo de três meses, disponibilidade para agendar uma consulta com um neurologista pelo SUS, por exemplo”, declara.

Patrícia ressalta a importância dessa lei para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Síndrome de Down e para as mães que cuidam dessas crianças.

“Ela (a lei) é importante para a gente manter a nossa sanidade mental, física. Para que a gente possa ser as cuidadoras que os nossos filhos merecem, para a gente não ter tanto desgaste com coisas que a gente não deveria ter”.

Em São Paulo, os laudos já são permanentes por força de lei para autistas. No Congresso Nacional tramita um projeto que torna esse tipo de documento permanente para pessoas com autismo.

Solenidade

Ainda hoje, o governador Jerônimo Rodrigues anuncia e autoriza um extenso pacote de ações voltadas para pessoas com deficiência, na Escola Estadual de Saúde Pública, onde também será realizada, das 8h às 17h, a Feira da Inclusão, promovida pelo governo do estado.

Os atos do governador incluem a implantação de 16 Centros Especializados em Reabilitação (CER) no interior do estado; a contratualização de mais vagas de CER junto às Organizações Sociais Irmã Dulce; e a requalificação de infraestrutura física e a recomposição de equipamentos em municípios que possuem esses Centros Especializados. Outras medidas também serão anunciadas.

Assuntos relacionados

laudos legislação estadual renovação síndrome de down TEA Transtorno do Espectro Autista

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

laudos legislação estadual renovação síndrome de down TEA Transtorno do Espectro Autista

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

laudos legislação estadual renovação síndrome de down TEA Transtorno do Espectro Autista

Publicações Relacionadas

A tarde play
Patrícia Cardoso e o filho Sillas Cardoso
Play

Ferry-boat: tempo de espera na fila chega a quatro horas

Patrícia Cardoso e o filho Sillas Cardoso
Play

Saída de Salvador na BR-324 segue movimentada neste sábado

Patrícia Cardoso e o filho Sillas Cardoso
Play

VÍDEO: dono de mercadinho é morto com tiros na cabeça em Salvador

Patrícia Cardoso e o filho Sillas Cardoso
Play

Fogos de artifício: saiba quais perigos e cuidados necessários ao usar

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA