VERÃO
Lavagem de Itapuã volta para as ruas
Tradicional manifestação retorna após hiato imposto pela pandemia
Por Thiago Conceição
A tradicional Lavagem de Itapuã, que acontece há mais de um século, volta a acontecer nesta quinta-feira, 9, com o retorno da festa nas ruas após as restrições causadas pela Covid-19. Nas ruas do bairro de Salvador, centenas de pessoas aproveitam a celebração, que este ano faz homenagem para a ministra da cultura, Margareth Menezes, e o presidente do bloco afro Malê Debalê, Josélio de Araújo.
No começo da manhã, por volta das 5 horas, o Bando Anunciador fez a primeira lavagem da escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, que fica na Praça Dorival Caymmi. Em seguida, foram recebidos para um café da manhã. O ato cultural foi iniciado por uma antiga moradora do bairro, a Dona Niçu, que morreu há 18 anos, e a tradição foi mantida pelos familiares.
A moradora Tânia Santos, 65, mora há 62 anos em Itapuã. Acordou 3 horas da manhã e partiu com o Bando Anunciador pelas ruas, chamando a população para a lavagem. Ela conta que está realizada pela volta da tradição nas escadarias da igreja.
"Estou muito feliz. Depois de tanto tempo, a gente volta com a lavagem. Acordei cedinho, me arrumei, e fui com o Bando para a frente da igreja. A gente só espera que nos próximos anos possa ser feita a lavagem completa a escadaria, que este ano algumas barreiras foram colocadas e tivemos que lavar pela metade [da escadaria]", disse a moradora.
O professor de educação profissional e técnica do Estado, Celso Silva, 45, que frequenta o bairro desde os anos 90, e mora na localidade dese 2021, disse que o retorno marca a volta da força dos grupos culturais de Itapuã.
"Nesse dois anos sem a festa, os grupos culturais foram atingidos. E veja uma coisa, não sou religioso, mas estou aqui acompanhando. Ou seja, é uma festa que reúne quem tem uma crença, quem não tem, e resgata a nossa história", disse Celso.
Ainda como parte da tradição da festa popular, as baianas iniciam a segunda lavagem na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a partir das 10 horas. Em seguida, a Baleia Rosa do Amor, que desfila há mais de 35 anos durante a Lavagem de Itapuã, também volta às ruas nesta quinta-feira, 9.
Nas ruas do bairro, o momento pós-lavagem das baianas também é marcado pelos cortejos e desfiles de grupos culturais, a exemplo do Filhos de Gandhy, Itapuã Black, Malê Debalê, Bloquinho de Itapuã, A Linha, Cultura Popular e Samba Beleza.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes