BALANÇO
Limpurb recolhe mais de 370 toneladas de resíduos no Réveillon
Somente no trecho do Porto da Barra ao Jardim de Allah foram coletados cerca de 91 toneladas de resíduos
Por Da Redação
Uma mega operação da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) recolheu mais de 370 toneladas de resíduos após os festejos de Réveillon. Um suporte de 1.697 agentes e 112 equipamentos foi montado para atender seis áreas de atuação contemplando diversos bairros do município e toda extensão da orla da Baía de Todos os Santos.
Somente no trecho do Porto da Barra ao Jardim de Allah foram coletados cerca de 91 toneladas de resíduos. Foi a região com maior geração de “lixo” durante a virada do ano.
O Festival da Virada Salvador 2024 também contou com uma operação especial, sendo necessário o suporte de 429 de agentes e 46 maquinários para efetuar a limpeza na Arena Daniela Mercury. Foram recolhidas, ao todo, aproximadamente 208,16 toneladas de resíduos úmidos, representando um aumento de 5,99% em relação ao ano anterior. O espaço contou ainda com 60 caixas contendedoras para resíduos secos e úmidos, 620 sanitários químicos e 21 banheiros climatizados.
Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, o sucesso da operação se deve ao empenho e dedicação de cada um dos profissionais que atuaram para garantir a limpeza da cidade após as festas do Réveillon.
“Nossos profissionais atuaram em esquema de plantão intensificando a limpeza principalmente nas regiões de orla que, devido ao grande fluxo de pessoas, acabaram concentrando um volume maior de resíduos gerados nesses espaços. Agradeço a todos os nossos agentes e toda equipe operacional que mais uma vez mostrou que a Limpurb está pronta para garantir uma cidade limpa antes, durante e após cada festividade”, destacou.
Recicláveis no Virada Salvador 2024
Além da coleta, o festival contou com a operação da COOPERBARI - Cooperativa Bariri, que em conjunto com outras onze cooperativas e associações, atuaram conjuntamente na Central de Reciclagem da Virada Salvador.
A operacionalização dos resíduos recicláveis, durante o evento, ocorreu de três formas: resíduos separados no camarote; resíduos coletados pelos catadores dispostos pelo evento e entregues na Central e; resíduos provenientes das caixas contendedoras para ‘resíduos secos’ também entregues à Central. Ao final dos cindo dias da festa, os resíduos coletados no camarote somaram 2.720 kg, dos catadores autônomos pesaram 13.417 kg e das caixas contendoras 438 kg, finalizando em 16.575,60 kg de resíduos secos coletados.
Em comparação a mesma operação que ocorreu no Festival da Virada de 2022, os resíduos secos coletados aumentaram em 50,56%.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes