SALVADOR
"Made in Bahia" chama atenção do consumidor para negócios locais
Por Fábio Bittencourt
Começa nesta quinta-feira, 11, e vai até o final do mês a primeira fase da campanha intitulada Made in Bahia. Com o objetivo de criar um movimento de apoio e fortalecimento das empresas locais no pós-pandemia, a ação visa "despertar no consumidor o interesse por produtos e serviços fornecidos por prestadores baianos", explica o empresário Carlos Sérgio Falcão, idealizador do coletivo Grupo Business Bahia.
A ideia, conta Falcão, é criar um "ciclo virtuoso para a economia do estado" por meio da valorização dos negócios locais. "Mais cedo ou mais tarde vai haver a retomada das atividades comerciais e mesmo assim as empresas vão ter dificuldades. Entendemos que, se houver a conscientização do consumidor e uma melhora da economia baiana, serão mantidos os empregos e até gerados outros", disse.
Comunicação
Com o mote "Essa luta é minha, é sua, é nossa. Adquira produtos e serviços baianos para juntos fortalecermos a economia do nosso estado", o projeto conta com o apoio do Grupo A TARDE e, até o final da tarde da última terça-feira, enquanto falava com a reportagem, com o de outras 55 empresas, segundo Falcão. Entre elas, o Grupo Aratu, Rádio Excelsior, JCDecaux, Let's Go Bahia, Uranus 2 e Zoom Imagem.
Criada pela Essence Comunicação, a campanha será veiculada em rádio, jornal, televisão, internet, outdoor, mobiliário urbano; por meio de banner nos sites das empresas parceiras, embalagens de produtos e plotagem de caminhão.
"É importante o movimento, porque a retomada será gradual, o faturamento será lento. As empresas vão operar com capacidade reduzida, as pessoas vão circular menos. Estamos falando de um escritório de arquitetura, uma loja de móveis, automóveis, empresa de engenharia, clínica médica, uma marca, bebida. Isso contribui para melhorar o caixa, na manutenção de empregos, a melhorar a arrecadação", falou Falcão.
Presidente de A TARDE, João de Mello Leitão destacou que a preocupação com a cadeia produtiva que gira no entorno do negócio da comunicação levou a empresa a aproveitar a oportunidade da campanha Made in Bahia para lançar uma ação junto ao mercado publicitário, voltada ao fortalecimento das bancas de jornal, e um programa de estímulo a vendedores autônomos dos dois impressos do grupo [A TARDE e Massa!], como ferramenta de complemento de renda rápida e diária.
"O Grupo A TARDE tem como um dos seus pilares o apoio ao fomento da economia local e ao empresariado corajoso que enfrenta os obstáculos, gera emprego e aquece a economia. Estamos alinhados com a campanha do Grupo Business Bahia e somos solidários a todos os segmentos e atividades", afirmou Leitão.
Propostas
Formado por empresários, executivos de grandes companhias e personalidades, o Grupo Business Bahia desde o início da pandemia de Covid-19 elabora e propõe aos poderes públicos medidas de enfrentamento à crise.
Entre os apelos – feitos ao prefeito ACM Neto (DEM) e ao governador Rui Costa (PT) –, ações no âmbito fiscal e do planejamento, a exemplo da suspensão da cobrança do IPTU de pessoas físicas e jurídicas pelo prazo de 90 dias, e o estabelecimento de critérios que assegurem aos negócios locais vantagem competitiva na aquisição de materiais e serviços pelo governo estadual e a prefeitura pelo prazo de 120 dias.
Também a prorrogação do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda, e o adiamento das eleições de outubro; que o fundo partidário seja destinado ao combate ao coronavírus; a suspensão de todo "extra" pago a funcionários públicos, como auxílio-moradia, combustível, viagem. Ainda a postergação dos prazos de validade de certidões municipais e estaduais; e de pagamento como IPVA, ICMS e ISS, e taxa de fiscalização e funcionamento (TFF).
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