SALVADOR
MAM passa por reforma em duas etapas a partir de julho
Por A Tarde On Line
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) passará por urgentes reformas estruturais a partir do mês de julho. O projeto, bancado pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, foi anunciado pelo diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Frederico Mendonça, e pela diretora do MAM, Solange Farkas. As obras não têm previsão de término definidas, mas não necessitarão da interdição completa do local.
O MAM está semi-inderditado desde o ano passado por problemas estruturais no Parque das Esculturas, que tem a estrutura da ponte de madeira comprometida, infiltrações de esgoto e rachaduras em um dos pisos. A primeira etapa da reforma, que deve ser encerrada em agosto, inclui a capela, as galerias 2 e 3, o Parque das Esculturas, os telhados de todas as edificações e o atelier das Oficinas do museu.
Na segunda etapa, um novo ambiente será criado somente para a reserva técnica do MAM, que atualmente reúne 1.112 peças, mas apenas 20% bem aclimatadas. Todo o resto do acervo do museu se encontra em estado de má-conservação, o que exigiu a restauração de 30% das peças. O projeto é do arquiteto André Vainer, que foi assistente de Lina Bo Bardi, autora da concepção original do MAM.
Por fim, a pintura da faixada de toda a extensão do MAM, desde paredes internas e muros, está prevista, além de vistoria e reforma de esquadrias das janelas e portais, revisão das instalações elétricas e restauração dos telhados. O final da primeira etapa da reforma coincidirá com a inauguração da exposição Walter Smetak, que homenageará o músico e construtor de instrumentos suíço que morou em Salvador e foi o mentor dos tropicalistas na década de 60. Atualmente, parte da obra de Smetak pode ser conferida em exposição permanente na Biblioteca Central da Universidade federal da Bahia (Ufba), em Ondina.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes