TRATAMENTO MÉDICO
Monte Tabor investe em voluntariado e pesquisas
A instituição sem fins lucrativos investe na importância do voluntariado médico e na realização de pesquisas
Por Priscila Dórea
O Monte Tabor – Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária, tem se empenhado em atender e tratar, de forma gratuita, um número cada vez maior de pessoas em estado de vulnerabilidade. A instituição sem fins lucrativos investe na importância do voluntariado médico e na realização de pesquisas para aprimorar os tratamentos oferecidos.
O trabalho feito pela organização social foi apresentado nesta terça-feira, 15, durante visita à sede do Grupo A TARDE, pela presidente do Monte Tabor, Laura Ziller, e a diretora médica da instituição, Liliana Ronzoni, acompanhadas da assessora de comunicação Bruna Varjão, em conversa com os gestores Luciano Neves (Relações Institucionais), Mariana Carneiro (Redação) e Marluce Barbosa (Comercial).
O Monte Tabor possui uma lista de realizações que o tornaram referência nacional em assistência, ensino, pesquisa e participação social. Além de colaborar com o Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador na gestão e administração do Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães em Porto Seguro, o Hospital Regional Dantas Bião em Alagoinhas (até 2015), e a Unidade de Emergência São Marcos em Salvador (até 2016), o Monte Tabor ainda é responsável pela criação do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC) do Hospital São Rafael, em 2009.
Hoje, um dos grandes projetos da instituição – e que está com os atendimentos a todo vapor – , é o Centro de Tratamento de Doenças Venosas (CTDV), no bairro de Pau da Lima, que avalia, realiza exame ecográfico e indica tratamento para as tão conhecidas (e dolorosas) varizes.
“Um dos tratamentos oferecidos no local é a escleroterapia com espuma, que ajuda a eliminar as varizes. Esse tratamento já foi um grande avanço dentro do CTDV, mas o problema é que, em muitos casos, a cicatrização dessas varizes não acontece e feridas grandes surgem. Por isso, em breve vamos introduzir um tratamento a laser para esses casos mais graves”, conta a diretora médica Liliana Ronzoni.
Ela conta que, junto à Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisas estão sendo iniciadas para que células tronco possam vir a ser usadas nesses tratamentos no futuro. A presidente do Monte Tabor, Laura Ziller, salienta que essa parceria entre educação e saúde é essencial, não só no âmbito das pesquisas em si, mas também direcionada à população, que precisa ser cuidada, mas também ensinada sobre as melhores formas de se curar e manter a saúde.
Desde a sua criação até os dias atuais, o Monte Tabor se manteve firme acerca da importância do atendimento gratuito que seus centros de atendimento e ambulatório (Luigi Verzé Ambulatório Social) oferecem, assim como na pesquisa e educação como aliadas de todo e qualquer tratamento médico. É daí, também, que parte a importância do voluntariado, que permite que todo esse conhecimento e ciência médica eficaz alcance aqueles que possuem pouco ou nenhum acesso a um sistema de saúde básico.
“O nosso programa de voluntariado é o Missão Barra, do qual muitos médicos residentes participam e onde entendem o que é a verdadeira medicina, atendendo pessoas em municípios baianos afastados, com pouco acesso à saúde. E o voluntariado tem duas mãos, pois a gratificação de quem faz é muito grande, assim como a gratidão de quem recebe esse atendimento e atenção”, conclui Ziller.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes