Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

HEROÍNA DA INDEPENDÊNCIA

Monumento a Maria Felipa será inaugurado nesta quinta, na Praça Cayru

Ação resgata a história da mulher negra, itaparicana, marisqueira e estrategista de guerra

Da Redação

Por Da Redação

26/07/2023 - 17:23 h
Maria Felipa recebe a homenagem da artista soteropolitana Nadia Taquary
Maria Felipa recebe a homenagem da artista soteropolitana Nadia Taquary -

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), inaugura nesta quinta-feira, 27, o m onumento a Maria Felipa, na Praça Cayru. O lançamento da obra é parte das comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil na Bahia e pelo Julho das Pretas.

Mulher negra, itaparicana, marisqueira e estrategista de guerra, Maria Felipa recebe a homenagem da artista soteropolitana Nadia Taquary, que destacou a importância da obra da qual é autora não só para baianos, mas também para turistas.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Pensei nela enquanto Yabá, uma grande mãe no sentido maior, grande guerreira das lutas sociais. Tem a ver com ancestralidade. Monumentos são símbolos do que uma sociedade valoriza e no Brasil as figuras históricas representadas em sua maioria são de homens, brancos e de elite. Monumentalizar personagens como Maria Felipa é fundamental enquanto referência, principalmente em uma cidade majoritariamente negra”, disse Nadia.

Sobre a concepção da obra e a composição dos elementos que compõem o monumento, a artista soteropolitana afirma que todos os detalhes foram pensados estrategicamente para que a obra ficasse à altura do que representa Maria Felipa.

“Tentei trazer uma característica de rainha, não só de poder, mas empoderamento e de fazer o que preciso for para a defesa de sua comunidade e do seu povo. Nos detalhes, adornos, brincos, pente, folha de cansanção, tocha e até um peixe foram alguns dos elementos que utilizei para fazer a composição da homenagem”, afirmou.

A localização da homenagem também foi escolhida de forma estratégica. À beira do mar, de frente para a Baía de Todos-os-Santos, com a guerreira voltada para a Ilha de Itaparica, onde combateu marinheiros portugueses e incendiou navios, sendo decisiva para o processo da definitiva libertação do país.

“Quando colocamos esse monumento, trazemos à tona a história como realmente aconteceu. Mostramos o quanto os movimentos sociais foram determinantes para a Independência do Brasil. Faz com que o turista, mas também o soteropolitano, conheça mais sobre a nossa história”, finalizou Nadia Taquary.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, Salvador celebra a figura de Maria Felipa, que, enquanto mulher e memória, tornou-se símbolo da resistência do povo negro brasileiro pela emancipação e contra a tirania. “Quando decidimos por fazer o Monumento de Maria Felipa, estamos atendendo a uma demanda histórica da população e de movimentos sociais. É busto, monumento, instituição”, afirmou.

Programação

A partir das 8h, os grupos culturais começam a se concentrar na Praça Cayru. Às 8h30, será o início da performance das Pretas Percussivas (Didá, Filhas de Gandhi e Mulherada).

Com a chegada do prefeito Bruno Reis (União Brasil), marcada para às 9h, grupos culturais seguem em cortejo até o monumento.

Às 9h20, o Grupo de Teatro da Casa Maria fará apresentação. O encerramento com as Pretas Percussivas está programado para às 10h.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

2 de Julho Independência do Brasil na Bahia Maria Felipa Praça Cayru secult

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Maria Felipa recebe a homenagem da artista soteropolitana Nadia Taquary
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Maria Felipa recebe a homenagem da artista soteropolitana Nadia Taquary
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Maria Felipa recebe a homenagem da artista soteropolitana Nadia Taquary
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Maria Felipa recebe a homenagem da artista soteropolitana Nadia Taquary
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x