SALVADOR
Moradores e proprietários reagem ao tombamento

Por Mary Weinstein / Agência A Tarde
O antigo prédio de A TARDE, na Praça Castro Alves, está em reforma.
O grupo espanhol, que o comprou na mão do publicitário Nizan Guanaes e seus sócios, vai transformá-lo em um hotel de luxo com vista irretocável para a Baía de Todos os Santos. Sylvio Simões, diretor-executivo do Grupo A TARDE, que funcionou durante 45 anos no imponente edifício art déco construído por seu avô e fundador do jornal, Ernesto Simões Filho, disse que este é um marco e que faz parte da história da cidade de Salvador.
Sylvio Simões defendeu que “mais importante que o tombamento pelo Ipac é a utilização do prédio para que ele possa também representar o presente, permitindo que este não seja mais um equipamento cultural e histórico abandonado como existem vários em muitos lugares do mundo”.
O diretor-executivo disse que o antigo prédio “deve servir aos baianos como fez no passado, em pleno funcionamento de A TARDE”. Ele lembrou que o prédio representa um momento da história do jornalismo da Bahia, em uma época em que a sociedade caminhava em outros padrões de desenvolvimento. E explicou que o jornal foi “transferido para o Caminho das Árvores, acompanhando a expansão da cidade e se desenvolvendo dentro da sua infra-estrutura”.
O representante do grupo espanhol que adquiriu o Edifício A TARDE, Érico Mendonça, está na Espanha e chegará a Salvador amanhã. Ele atendeu à ligação telefônica feita para o seu celular e disse que comentaria a novidade ao retornar a Salvador.
MARAVILHOSO – “Ai que bom! Isso significa que o Oceania nunca será demolido. Eu estou felicíssima! Não vão poder jamais destruir esse art decó. É importantíssimo! É o primeiro edifício residencial de Salvador. Foi construído em 1942, o Gil sempre me diz isso”, comemorou a empresária paulista Flora Gil, mulher do ministro da Cultura e compositor Gilberto Gil. “E aquele prédio é maravilhoso. E não estou dizendo só porque tenho apartamento lá. Estou pensando na cidade”, exultou.
O casal tem um apartamento no prédio e já se hospedou nele.
Durante carnavais passados, Flora instalou seu camarote no Oceania. “Às vezes você vê um prédio e depois, no lugar dele, está um cinema, um shopping, uma boate. Aqui na Bahia, eu vi um teatro virar um bingo”, lamentou Flora Gil.
Mas nem todos no prédio de 48 apartamentos, cujo condomínio é R$ 225, demonstraram tanta receptividade. Sizininha Simões, decoradora aposentada, 79 anos, mora há quase 20 anos em um dos apartamentos três quartos e não se mostrou tão empolgada.
“Tem o lado bom e o lado ruim. É pena esse prédio ser desvirtuado. Mas eu tenho medo das complicações. Você vê, na Itália, você entra em prédios de 200, 300 anos e eles estão perfeitos.
Eu não sei se o Ipac fará isso.
Eu adoro morar aqui”, disse Sizininha, ainda em dúvida se a notícia valoriza ou não o imóvel.
“Oxente, não pede autorização, não pede nada? Eu mesmo sou contra. Eu não vejo vantagem.
Para quê? A vantagem seria conservar o prédio. Mas dinheiro, que é bom, para ajudar, não tem. A moça que me entregou (a notificação) disse que não tem nada disso, então para quê? A gente vai se reunir em assembléia”, declarou a síndica do Edifício Oceania, Lucila Muniz, 67 anos, que está fazendo uma coleção de fotos do prédio. “Me deram uma enorme, tirada de avião. Quero uma de quando só tinha o prédio, mesmo”, disse.
Depois de assinar promessa de compra e venda com um grupo espanhol, e receber parte do valor negociado pelo prédio, o fazendeiro e empresário José Tavares está indignado com o “tombamento de um prédio construído nos moldes de 1945”.
José Tavares tem o imóvel há 16 anos e explora um estacionamento em suas dependências.
Jamais viu a escultura de Mário Cravo no último andar. Comprou o imóvel do Banco Itaú como investimento.
Garantiu que fará tudo para reverter o tombamento e que já contatou autoridades municipais porque sabe que sairá prejudicado se o grupo espanhol desistir do negócio. A expectativa era a de que o prédio pudesse ser demolido. O diretorgeral do Hospital Aristides Maltez, também notificado, está viajando e não comentou a notificação.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



