SALVADOR
Motoristas de aplicativo em Salvador protestam contra tarifas promocionais
Por Victor Rosa

Um grupo de motoristas de aplicativo de Salvador protesta na manhã desta segunda-feira, 1º, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os motoristas reivindicam o fim das opções 'Uber Promo' e do '99 Poupa', além de reclamarem da falta de apoio do sindicato da categoria.
Os motoristas vão sair do CAB por volta das 11h em direção à avenida Tancredo Neves, onde está a maioria dos pontos comerciais da capital baiana, inclusive a sede da Uber.
"Não temos reajuste de tarifas há quatro anos. Esta promoção fica defasada e o retorno para o motorista é muito pequeno, pois não acompanha diversos aumentos de preços, como o do combustível", reclama o motorista Douglas Carvalho.
Os profissionais também apresentaram indignação com o sindicato dos motoristas de aplicativo, alegando ser um movimento independente, que não recebeu nenhum tipo de apoio. "Tanto que nem tem ninguém do sindicato aqui", pontuou Douglas.
Em resposta, o presidente do sindicato dos motoristas de aplicativo da Bahia, Átila do Congo, informou que está apoiando a paralisação e que a informação se trataria de 'questões políticas'.
Durante um desentendimento entre manifestantes e a Polícia Militar (PM), uma pessoa que fazia parte do protesto chegou a ser algemada e imobilizada pelos políciais
Ao Portal A TARDE, a PM afimrou que durante a manifestação, a equipe policial presenciou um homem atirar ovos em carros que circulavam na via, uma guarnição realizou abordagem e deteve o acusado de praticar um ato de vandalismo em flagrante.
Ainda conforme o órgão, houve resistência por parte do indivíduo e de outros transeuntes, os quais tentaram impedir a realização da detenção. Após negociação da comandante da unidade com os populares, o homem foi conduzido para a 16ª Delegacia.

Procurada, a 99 justificou que está aberta ao diálogo com motoristas parceiros e trabalha para contribuir para a melhoria da renda dos parceiros da plataforma.
A empresa disse ainda que, diante do cenário da pandemia, investiu mais de R$ 150 milhões com o lançamento de novos produtos e ferramentas de segurança, como o 99Poupa, uma categoria que visa possibilitar novas opções de ganhos em períodos de baixa demanda e fora do horário de pico, além de garantir preço acessível e mais proteção no deslocamento de passageiros.
Já a Uber, afirmou que Uber Promo foi criado durante a pandemia da Covid-19 para gerar mais viagens para os parceiros em horários de baixo movimento. Portanto, o Uber Promo só aparece em alguns horários, oferecendo viagens a valores menores do que os do Uber X.
Ambas as empresas resaltaram que motorista parceiro é totalmente livre para decidir se aceita ou não uma viagem nas categorias "Uber Promo" e "99 Poupa".








Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes