SALVADOR
MPE denuncia mais quatro no caso Comab
Por Meire Oliveira, do A Tarde
Alegando crime de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica, o promotor de Justiça Ramires Tyrone Carvalho denunciou mais quatro pessoas no “escândalo da Comab”. O caso revelou esquema de sucateamento do sistema do ferry-boat em ação penal proposta contra os empresários Marco Antônio Silveira e Antônio Thamer Butros, respectivos sócio e procurador da Kaimi Transportes e Serviços Ltda - que de 2003 a 2004 deteve 99% do controle acionário da Comab Transportes e Serviços Marítimos da Bahia Ltda.
Em nota divulgada no site oficial o Ministério Público Estadual (MPE) foram acrescidos à denúncia os nomes do empresário Nabih Kulaif Ubaid, do servidor público federal Paulo Roberto Gonçalves, Camalibe de Freitas Cajazeiras (diretor executivo da Agerba, à época), e do procurador de Combate à Corrupção e Improbidade Administrativa do Estado, Raimundo Dias Viana. Os dois últimos ainda foram denunciados por estelionato qualificado. O processo está na 2ª Vara Crime.
O promotor não quis se pronunciar sobre o assunto, mas através de nota publicada pela assessoria do órgão informou que todos “estão envolvidos com o processo irregular de transferência do controle societário do Consórcio Marítimo da Bahia (Comab) - responsável pela travessia São Joaquim/Bom Despacho/São Joaquim -, que, em 2003, foi repassado para as empresas Kaimi Transportes e Serviços Ltda, que tinha como sócios Marco Antônio Silveira e Nabih Ubaid, e Costa Azul Empreendimentos e Serviços Ltda, cujos sócios eram Marco Antônio Silveira e Paulo Roberto Gonçalves e diretores o próprio Marco Antônio e Antônio Thamer Butros”.
A transação "completamente ilegal", "um ajuste ardiloso", segundo Tyrone, “foi conduzida pela própria Agerba, por Camalibe de Freitas Cajazeiras, contando com a participação direta do Eraldo Tinoco, então secretário de Infra-estrutura do Estado, e do procurador-geral do Estado, Raimundo Viana". Eraldo Tinoco morreu por conta de uma pancreatite aguda em abril deste ano.
A TARDE esteve na residência de Paulo Roberto Gonçalves, Camalibe de Freitas Cajazeiras e Raimundo Dias Viana, respectivamente em Vilas do Atlântico, Itaigara e Graça, sem conseguir encontrá-los. Contatos telefônicos foram feitos em busca de Raimundo Dias (procurador do Estado) e Nabih Kulaif Ubaid, que mora em São Paulo, sem retorno.
TWB – Cinco viagens nas madrugadas do sábado e da segunda-feira, de 0 a 4 horas, pela tarifa praticada nos dias úteis. Dessa forma a TWB, empresa que opera atualmente o sistema ferry-boat, pretende diminuir as filas nos dias da promoção. A ação deve durar até o dia 20 de dezembro, com possibilidade de prorrogação, segundo o diretor regional da empresa, Orlando Martins.
Neste final de semana os ferries Maria Bethânia, Rio Paraguaçu (que voltou a trafegar ontem, após reparos) e Ivete Sangalo farão a travessia Salvador-Bom Despacho-Salvador. Neste sábado, 29, e na madrugada de segunda, entre 0 e 4 horas, o preço cobrado é de R$ 3,35 (passageiro) e R$ 27,60 (carros pequenos) como acontece de segunda a sexta.
Das sete embarcações, quatro estão fora de operação. O Juracy Magalhães deve voltar a funcionar amanhã à tarde, após a troca do motor que superaqueceu. O Pinheiros está em Aracaju (SE), em processo de docagem.
O Ipuaçu vai para o conserto ainda em dezembro. Já o Agenor Gordilho passa por manutenção na pintura e no motor enquanto não entra em processo de docagem. Apesar de tudo isso o diretor regional da TWB afirmou que em dezembro seis ferries estarão operando e, em janeiro, promete, as sete embarcações estarão operando.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes