“Não há justificativas para isso acontecer a não ser a cor”, diz advogada de jovem confundido com suspeito de roubo | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

“Não há justificativas para isso acontecer a não ser a cor”, diz advogada de jovem confundido com suspeito de roubo

Publicado sábado, 13 de junho de 2020 às 20:45 h | Atualizado em 13/06/2020, 23:53 | Autor: Da Redação
"Ele foi preso por um equívoco que não aconteceria se ele fosse branco", afirma advogada | Foto: Reprodução | Instagram
"Ele foi preso por um equívoco que não aconteceria se ele fosse branco", afirma advogada | Foto: Reprodução | Instagram -

Familiares e amigos do estudante Gabriel Silva Santos protestaram, na noite deste sábado, 13, em frente à Delegacia de Repressão à Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), em Salvador, após o jovem ser preso enquanto sacava o auxílio emergencial, nas proximidades do Centro Administrativo da Bahia (CAB), na tarde de sexta-feira, 12. Segundo os familiares, Gabriel não sabe dirigir e foi confundido pelas características físicas.

“Eles disseram que o suspeito era negro, tatuado e com o cabelo loiro. A única pessoa subindo o CAB com essas características era Gabriel e a polícia simplesmente pegou ele e levou para a delegacia”, contou uma amiga do rapaz, em entrevista ao Portal A TARDE.

De acordo com os familiares e amigos, Gabriel saiu por volta das 14h de sexta-feira para pagar uma conta e sacar um dinheiro no CAB, quando foi confundido com o suspeito de roubo de um carro, que foi roubado no último dia 10. Segundo a família, Gabriel não sabe dirigir e o caso seria uma injustiça.

“A situação de Gabriel é muito complicada e identificamos que ele foi preso por um equívoco que não aconteceria se ele fosse branco. A negritude no nosso país está completamente marginalizada. Gabriel não tem como ser acusado como está sendo e nem como permanecer preso em uma cela superlotada. Ele foi preso por estar em uma agência bancária falando ao celular. Não há justificativas para que isso esteja acontecendo a não ser a cor de Gabriel”, declarou a advogada Natália Petersen, durante uma live nas redes sociais do jovem.

No momento, outros cinco advogados estão acompanhando o caso. São eles Alberto Mariano, Dandara Amazzi Lucas Pinho, Filipe Pinheiro, Maria Eugenia Damasceno Pinto e Paulo Cesar dos Santos Junior.

Em nota, os juristas pontuaram que Gabriel é asmático (grupo de risco para a Covid-19) e está em uma cela superlotada, onde há seis pessoas com suspeita da doença.

“Somatizei forças com a comissão da OAB, coletivos antirracistas, tem cinco profissionais aqui. A cela tem superlotação, são 14 pessoas em uma cela para 7, com 6 casos possíveis de Covid-19. Não foi feita a custódia, tem várias irregularidades”, afirmou a Maria Eugenia.

Leia abaixo, na íntegra, a nota informativa enviada pelos advogados:

GABRIEL SILVA SANTOS, mais uma vítima do Racismo Estrutural, foi preso, quando estava sacando o seu auxílio emergencial nesta última sexta-feira, dia 12 de junho de 2020, e está custodiado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, próximo ao DETRAN, incomunicável, sem acesso aos seus medicamentos, visto que este tem comodidades.

Na DRFV existem com este mais 13 (treze) pessoas, em uma cela que deveria obter apenas sete pessoas, e ainda, destacamos que estes SEIS TESTARAM POSITIVO PARA COVID19!

Não há aqui o Princípio da Ampla Defesa e do contraditório, muito menos, o acesso a audiência de custódia.

Está o Estado Brasileiro cumprindo as legislações constitucionais?

Está o Estado Brasileiro cumprindo SIM o seu plano de encarcerar a juventude negra e ainda de exterminar esta juventude negra!

Informamos ainda que a Dra. Natália Petersen ingressou com a Revogação de Prisão, todavia, a prisão foi convertida.

Assim, a atuação desta equipe de profissionais (Alberto Mariano, Dandara Amazzi Lucas Pinho, Filipe Pinheiro, Maria Eugenia Damasceno Pinto, Paulo Cesar Dos Santos Junior) vem laborando de maneira "pro bono", visto as ilegalidades da Prisão.

Nós enquanto familiares, advogados e advogadas e sociedade civil repudiamos o que o Estado Brasileiro está exterminando mais um conjunto de vidas.

Dr.Alberto Mariano

Dra.Dandara Amazzi Lucas Pinho

Dr.Filipe Pinheiro

Dra.Maria Eugenia Damasceno Pinto

Dr.Paulo Cesar Dos Santos Junior

#SoltemGabriel

Publicações relacionadas