CADERNO MOBILIDADE
Nova rodoviária de Salvador é importante vetor de crescimento da Bahia
A previsão de término da obra é em dezembro deste ano
Por Claudia Lessa
Planejada para funcionar em uma região estratégica de Salvador, no bairro de Águas Claras, e focada na proposta de melhorar a mobilidade de baianos e turistas, a nova rodoviária de Salvador figura como um importante vetor de desenvolvimento da Bahia. Para facilitar o acesso ao novo terminal, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), está construído um sistema viário de interseção às margens da BR-324.
Com investimentos de R$ 120 milhões, as intervenções na região de Águas Claras/BR-324 visam a melhoria da mobilidade urbana para atender as demandas geradas a partir da implantação do novo Complexo Metrô Rodoviário.
Atualmente, 50% da obra já foi concluída e metade está em execução. Nesta fase, os serviços são de implantação da cobertura, das rampas de acesso à área de embarque e das instalações elétricas e de ar condicionado no terminal de passageiros. A previsão de término da obra é em dezembro deste ano. Os trabalhos são acompanhados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), e a gestão do contrato é da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), empresa reguladora e fiscalizadora da concessão, junto ao Consórcio Nova Rodoviária de Salvador. Em construção na ligação entre a Avenida 29 de Março e a BA-528 (Paripe-Base Naval)com a BR-324, em Águas Claras, o novo terminal vai substituir o atual, localizado em Pernambués há quase 50 anos, que recebe, diariamente, 39 mil passageiros.
“A nova rodoviária será um dos principais vetores de desenvolvimento econômico para o bairro de Águas Claras, um dos mais populares de Salvador, com cerca de 37 mil habitantes. Funcionará como centro de integração de transportes como objetivo de melhorar a mobilidade para quem deixa a capital através de viagens de ônibus intermunicipais e interestaduais. Hoje, não há mais espaço para a ampliação do atual terminal no Iguatemi por conta da expansão da área no entorno”, pontua o titular da Seinfra, Sérgio Brito.
Projeto valoriza ventilação e iluminação naturais
A nova rodoviária de Salvador é construída com base em um projeto arquitetônico contemporâneo, que prioriza ventilação e iluminação naturais. O equipamento vai oferecer também, além de conforto interno, circulação vertical e horizontal para os usuários e uma extensa área de estacionamento com capacidade para mais de 500 veículos, sendo 12 para o abastecimento alternativo (carros elétricos).
O terminal será mais moderno e integrado ao sistema de transporte da capital baiana. O novo equipamento se ligará à estação do metrô de Águas Claras, à estação de transporte de ônibus metropolitano e urbano e, futuramente, ao corredor de BRT, na Avenida 29 de Março.
Ainda sem definição de como será chamada, a nova rodoviária terá 36 mil m² de área construída em um terreno total de 70 mil m². Com quatro andares e espaço para estabelecimentos comerciais, o novo terminal rodoviário vai dispor também de bicicletário, placas fotovoltaicas para aproveitamento de energia solar e estação de tratamento de esgotos.
Confira o Caderno Mobilidade
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes