Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

O futuro do design vem do subúrbio e do Nordeste de Amaralina

Por Maria Clara Lima, do A TARDE On Line

06/04/2008 - 21:51 h

Leia também:

>>Contato com atividades culturais favorece comunicação

Após subir os três lances de escada do Centro Social Urbano, no Nordeste de Amaralina, uma grade de ferro dá acesso aos corredores e salas de aula da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, iniciativa da Ong Cipó em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), com recursos do programa Oi Futuro. Nesse espaço, circulam jovens interessados em dominar as técnicas e linguagens audiovisuais, gráficas e artísticas, ensinadas gratuitamente pelos professores da escola.

Ao todo, são oitenta alunos de 16 a 19 anos divididos em quatro turmas de vinte que, durante um ano e meio, aprendem e se aperfeiçoam nas áreas de vídeo, fotografia, computação gráfica e design gráfico. O resultado dos meses de trabalho poderá ser visto a partir desta segunda-feira, dia 07, na Sala Walter da Silveira e na galeria Pierre Verger, nos Barris, quando a mostra De Um Tudo e + Um Pouco entra em cartaz.

Segundo a coordenadora pedagógica da Oi Kabum!, Tânia Loureiro, a proposta da escola é formar os jovens e dar suporte pessoal e social a eles. A rotina é pesada: os alunos têm aulas de segunda à sexta, das 8h às 12h, e, em épocas de exposição, alguns chegam a trabalhar o dia inteiro. Apesar da rotina, a desistência durante o curso é mínima, diz Tânia. Ela acrescenta que nas duas turmas da escola, uma já formada em 2006, e a segunda, que se forma agora, de 160 estudantes, apenas 12 desistiram do curso.

Cinara Santos, 19, aluna de design gráfico, pensou em abandonar o curso por causa da carga horária. “Eu nunca pensei em largar o colégio, porque minha mãe ensinou que estudar é importante e eu também quero fazer vestibular. Mas, por causa da carga horária, já pensei em deixar a Kabum!”. Apesar do desejo, Cinara não abandonou o curso por considerar importante o que aprendia. “Acabei descobrindo que a área que eu quero trabalhar está ligada ao design e comunicação”, diz.

Além dos cursos específicos, algumas oficinas são comuns a todos os alunos, como Leitura e Expressão, História da Arte, Comunicação Digital e Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS). Os alunos também recebem uma bolsa no valor de R$ 100 e outros benefícios, como vale-transporte, para aqueles que moram no subúrbio.

Todos os alunos estudam em escolas públicas e moram no Nordeste de Amaralina ou nos bairros que compreendem o subúrbio ferroviário de Salvador. Marcelo Arjones, 19 anos, é morador do Nordeste. Soube do curso por amigos do bairro que se formaram na turma anterior. E como era interessedo na liguagem audiovisual, não teve dúvida na escolha. Ex-aluno da Escola Estadual Landulfo Alves, na Calçada, ele concluiu o 3° ano do ensino médio e pretende prestar vestibular para Cinema e Vídeo ainda este ano. “A Kabum! deu um rumo na escolha da minha profissão, me ajudou a definir melhor o que eu queria fazer”.

Além de viabilizar a entrada de jovens qualificados no mercado de trabalho, Tânia Loureiro explica que a escola tem um Núcleo de Produção próprio e alunos são contratados para trabalhar nele. Para a coordenadora, o mercado baiano ainda é limitado, mas está em ascensão. Marcelo, entretanto, acredita que ainda falta estímulo para a atuação profissional. “Nós precisamos que o Núcleo nos contrate mais vezes. Eu sei que temos cacife para trabalhar como profissional pelo que aprendemos aqui”, garante.

O talento dos alunos pode ser conferido na mostra De Um Tudo e + Um Pouco até o início de maio. A exposição traz fotografias, vídeos, animações e um livro de reportagens e pesquisas sobre os bairros do Nordeste de Amaralina e a região do subúrbio ferroviário produzidos pelos alunos.

Programação:

O quê: Mostra De Tudo e + Um Pouco dos jovens da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Salvador
Onde: Biblioteca Central dos Barris - Galeria Pierre Verger e Sala Walter da Silveira (rua General Labatut, 27, Barris)
Quando: de 6 de abril a 4 de maio de 2008
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 21h – finais de semana e feriados, das 16h às 21h

O quê: Exibição de vídeos e animações
Onde: Sala Walter da Silveira
Quando: 7 a 11 de abril de 2008, às 20h
Apresentação especial na quarta-feira, 9 de abril, às 20h (integrando a programação do projeto Quartas Baianas).

Serviço:

Para se inscrever no Programa, os alunos devem estudar em escolas públicas e morar no Nordeste de Amaralina ou subúrbio ferroviário. Ainda não foi divulgado o período de seleção. A próxima turma está prevista para começar a partir de junho. Mais informações através do telefone 3345-5657.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x