SALVADOR
O olhar de Sérgio Machado sobre Salvador na Muito #12
Por Katherine Funke
Em busca de locações que tragam o cenário da Bahia romântica para sua adaptação de um livro de Jorge Amado, o cineasta Sérgio Machado percorreu a Ladeira da Conceição da Praia, a Rampa do Mercado e a Feira de São Joaquim. A Muito estava lá e registrou todo o percurso do profissional, que vai adaptar para a telona o livro "A morte e a morte de Quincas Berro Dágua", de 1961. Esse é o destaque da edição da revista, encartada gratuitamente no jornal A TARDE.
Assinada por Ceci Alves, a reportagem de capa mostra as preocupações de Machado em transferir a atmosfera do livro para o cinema. "O Quincas tem uma crítica ácida à estrutura social de Salvador, onde existem dois universos paralelos: o da classe méida provinciana, preconceituosa, ilhada por um mundo de negros; e o mundo dos amigos do Quincas, que é um universo sensual, ligado ao candomblé, à dança".
As filmagens começam em outubro. Para quem quiser conhecer mais o trabalho de Machado, no site da revista é possível ver trechos de um curta-metragem do cineasta, Troca de Cabeças.
Com a participação de quatro grifes baianas, a Muito deste domingo também traz um editorial de moda sobre bolsas, com diferentes tamanhos e modelos do acessório. Das tipo carteira, que são levadas na mão, às que possuem proporções gigantescas, as bolsas fotografadas nesse ensaio fazem parte das coleções de Fagner Bispo, Izabelle Nossa, Liana Barros (Intuitif) e Karla Martins e Ellen Trindade (Andrômeda).
Para ajudar a refletir sobre o futuro da ciência, da medicina e mesmo da humanidade, a revista traz uma entrevista com Ricardo Ribeiro dos Santos, pesquisador titular da Fiocruz, que relativiza as expectativas em torno das pesquisas com células-tronco. Na seção de gastronomia, o protagonista é o pão: do cacetinho ao brioche, a repórter Tatiana Mendonça desvenda os segredos de uma boa massa e ainda traz receitas, como a do banette de castanha de caju, mel e passas.
O olhar da fotógrafa Valéria Simões, convidada do mês para a Parede, dessa vez brinca com os pingos da chuva sobre as lentes da máquina fotográfica. E na onda da água, acessórios para surf são o tema da seção Nécessaire. Com muito humor, o escritor Marcelino Freire responde às perguntas da seção Orelha. A dica do Atalho dessa semana é a loja Artemisísia, marca dos estilistas Eduardo Rosa e Iuri Sarmento, localizada no Santo Antônio do Carmo.
Já o Satélite aponta direto para uma feira ao ar livre na capital uruguaia, que acontece todos os sábados na Cidade Velha. O Satélite é uma seção aberta a colaboradores que queiram compartilhar alguma descoberta recente de viagem. Interessados podem escrever para [email protected].
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes