Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Obras de requalificação da Orla são iniciadas no bairro de Pituaçu

Projeto envolve todo o traçado da avenida Octávio Mangabeira na região, novos espaços de lazer e mobiliários

Por Da Redação

14/09/2022 - 17:22 h | Atualizada em 14/09/2022 - 19:09
Trecho da Avenida Octávio Mangabeira, em Pituaçu
Trecho da Avenida Octávio Mangabeira, em Pituaçu -

Foi iniciada, nesta quarta-feira, 14, as obras na orla de Pituaçu, em Salvador. O projeto envolve toda a requalificação da região, do traçado da Avenida Octávio Mangabeira na região, até a implantação de novos espaços de lazer, mobiliários e atrativos.

Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto possui investimento de R$135,4 milhões e prazo para conclusão das obras de 16 meses.

A intervenção ocorre numa extensão de 3,5 km, entre as praias da Boca do Rio, dos Artistas, Pituaçu, Jaguaribe até Piatã, com o objetivo de valorizar ainda mais as belezas naturais do local, e devolver à cidade mais um belo trecho da orla Atlântica da capital completamente renovado.

A ideia é que a requalificação da orla de Pituaçu estimule atividades ao ar livre, prática de esportes e contribua para o desenvolvimento das atividades econômicas e o turismo.

A intervenção na orla de Pituaçu envolve a implantação de diversos equipamentos urbanos, a exemplo de 25 quiosques, sendo 113 unidades para utilização como bares e restaurantes, seis para venda de coco verde e outras seis para baianas de acarajé. Além disso, o projeto contempla a construção de três unidades de academias ao ar livre; quatro parques infantis; nove quadras de beach tênis; uma quadra de futsal com grama sintética, além de uma grande contenção de alvenaria de pedra.

Mobilidade

O projeto propõe alterar um trecho da Avenida Octávio Mangabeira que faz o tráfego sentido Pituba-Itapuã, passando essa para a parte interna do continente, alinhando-a com a Rua Carimbamba, que faz o tráfego oposto.

“Nossos agentes vão intensificar a atuação para orientar condutores e pedestres, já que intervenções desse tipo podem trazer algum desconforto no fluxo de veículos. Com o término das obras, com certeza haverá mudança permanente na qualidade de vida de moradores e demais cidadãos”, explica o superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos.

A previsão é que seja criado um calçadão, com rampas de acesso, para abrigar atrações voltadas ao lazer, turismo e serviços comerciais. A pavimentação asfáltica será renovada e as calçadas serão em sua maioria de concreto lavado cinza, com piso em pedra portuguesa.

Também será criada uma nova ciclovia para se deslocar, e o número de vagas de estacionamento para carros e motos será readequado o suficiente para atender às demandas da região. Serão inseridos, ainda, pontos e baias de ônibus, iluminação pública moderna em LED e sinalização de trânsito.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Trecho da Avenida Octávio Mangabeira, em Pituaçu
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Trecho da Avenida Octávio Mangabeira, em Pituaçu
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Trecho da Avenida Octávio Mangabeira, em Pituaçu
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Trecho da Avenida Octávio Mangabeira, em Pituaçu
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA