Obras de requalificação da Orla são iniciadas no bairro de Pituaçu | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Obras de requalificação da Orla são iniciadas no bairro de Pituaçu

Projeto envolve todo o traçado da avenida Octávio Mangabeira na região, novos espaços de lazer e mobiliários

Publicado quarta-feira, 14 de setembro de 2022 às 17:22 h | Atualizado em 14/09/2022, 19:09 | Autor: Da Redação
Trecho da Avenida Octávio Mangabeira, em Pituaçu
Trecho da Avenida Octávio Mangabeira, em Pituaçu -

Foi iniciada, nesta quarta-feira, 14, as obras na orla de Pituaçu, em Salvador. O projeto envolve toda a requalificação da região, do traçado da Avenida Octávio Mangabeira na região, até a implantação de novos espaços de lazer, mobiliários e atrativos.

Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto possui investimento de R$135,4 milhões e prazo para conclusão das obras de 16 meses.

A intervenção ocorre numa extensão de 3,5 km, entre as praias da Boca do Rio, dos Artistas, Pituaçu, Jaguaribe até Piatã, com o objetivo de valorizar ainda mais as belezas naturais do local, e devolver à cidade mais um belo trecho da orla Atlântica da capital completamente renovado.

A ideia é que a requalificação da orla de Pituaçu estimule atividades ao ar livre, prática de esportes e contribua para o desenvolvimento das atividades econômicas e o turismo.

A intervenção na orla de Pituaçu envolve a implantação de diversos equipamentos urbanos, a exemplo de 25 quiosques, sendo 113 unidades para utilização como bares e restaurantes, seis para venda de coco verde e outras seis para baianas de acarajé. Além disso, o projeto contempla a construção de três unidades de academias ao ar livre; quatro parques infantis; nove quadras de beach tênis; uma quadra de futsal com grama sintética, além de uma grande contenção de alvenaria de pedra. 

Mobilidade

O projeto propõe alterar um trecho da Avenida Octávio Mangabeira que faz o tráfego sentido Pituba-Itapuã, passando essa para a parte interna do continente, alinhando-a com a Rua Carimbamba, que faz o tráfego oposto. 

“Nossos agentes vão intensificar a atuação para orientar condutores e pedestres, já que intervenções desse tipo podem trazer algum desconforto no fluxo de veículos. Com o término das obras, com certeza haverá mudança permanente na qualidade de vida de moradores e demais cidadãos”, explica o superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos. 

A previsão é que seja criado um calçadão, com rampas de acesso, para abrigar atrações voltadas ao lazer, turismo e serviços comerciais. A pavimentação asfáltica será renovada e as calçadas serão em sua maioria de concreto lavado cinza, com piso em pedra portuguesa.

Também será criada uma nova ciclovia para se deslocar, e o número de vagas de estacionamento para carros e motos será readequado o suficiente para atender às demandas da região. Serão inseridos, ainda, pontos e baias de ônibus, iluminação pública moderna em LED e sinalização de trânsito. 

Publicações relacionadas