SALVADOR
Operação Sílere apreende 36 equipamentos de som no fim de semana
Apreensões foram realizadas em diversos bairros da capital baiana
Por Da Redação

Foram apreendidos 36 equipamentos de som entre a última sexta-feira, 8, e o domingo, 10, durante a Operação Sílere, realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e as polícias Civil e Militar. Ao todo, foram 813 denúncias recebidas e 291 vistorias realizadas no período.
As ações ocorreram nos bairros do Uruguai, Imbuí, Liberdade, Ribeira, Boca do Rio, Fazenda Grande do Retiro, Parque Bela Vista, Pernambués, Brotas, Castelo Branco e Bosque das Bromélias. Entre as fontes sonoras mais denunciadas estão as residenciais, veículos particulares, bares, restaurantes e equipamentos de som ligados em área pública.
Segundo a lei municipal 5354/98, que estabelece a utilização sonora em Salvador, toda a organização não residencial deverá solicitar autorização para efetivar qualquer tipo de atividade sonora.
A legislação permite a emissão de ruídos com níveis acima de 70 decibéis das 7h às 22h; e acima de 60 decibéis das 22h às 7h. Para o estabelecimento ou morador flagrados infringindo a lei, a multa varia de R$ 1.068 a R$ 168 mil, além da apreensão dos equipamentos sonoros.
O morador pode dar queixa da poluição sonora irregular por via do Fala Salvador, no telefone 156. Outra opção é o aplicativo Sonoro Salvador, que permite o registro da reclamação com compartilhamento de fotos, geolocalização e está disponível no sistema Android.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes