CRIMINALIDADE
Ordem para ataques no RN partiu da Lemos de Brito em Salvador
Suspeito já foi transferido para uma unidade de segurança máxima
Por Da Redação
Os ataques que aconteceram nos últimos três dias no estado do Rio Grande do Norte em diversas cidades, incluindo a capital Natal, teriam partido de dentro da Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. As informações são da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
Ao menos parte das ordens para atacar prédios públicos, comércios e veículos teriam sido dadas por Judson Bezerra Araújo Batista. Segundo a Seap, o esquema foi descoberto após o Governo do Rio Grande do Norte informar que o detento integra uma facção que age dentro e fora dos presídios daquele estado.
O comando dos crimes vinha acontecendo com a participação de Judson, que cumpre pena na Penitenciária Lemos Brito (PLB), e de outros líderes custodiados nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Além dele, foram identificados na PLB mais três internos que faziam parte do esquema criminoso.
Na manhã desta quinta, 16, os detentos foram transferidos para uma unidade de segurança máxima. A localização dos presídios são secretas.
Conforme a Seap, 2 celulares, 2 fones de ouvido e um carregador, utilizados para comandar os crimes, foram encontrados escondidos dentro do chuveiro na cela do interno.
Natural do Rio Grande do Norte, Judson foi condenado a 59 anos de prisão por tráfico de drogas, roubos e organização criminosa . Na Bahia, ele estava preso por roubo e organização criminosa.
Ataques no RN
Só na madrugada da última terça-feira, 14, mais de 20 cidades no Rio Grande do Norte sofreram ataques violentos. As ações seriam uma resposta duro regime disciplinar implantado nos presídios do estado, que incluem proibição de visitas íntimas, entrada externa de alimentos e restrição de produtos de higiene.
Segundo a Seap do Rio Grande do Norte, outros quatro presos, identificados como líderes da onda de crimes no estado, também foram transferidos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes