SALVADOR
Passeata por segurança reúne 5 mil em Barreiras

Diversas entidades de Barreiras, a 870 km de Salvador, realizaram nesta quarta-feira, 24, uma passeata pela paz e segurança na cidade, mobilizando cerca de cinco mil pessoas. A partir das 16 horas, a maioria dos lojistas fechou as portas para apoiar o movimento. Este ano, foram registrados dez homicídios no município, cinco deles só em abril.
Portando faixas, famílias de vítimas da violência aderiram ao movimento cobrando o fim da impunidade. Os crimes só acontecem porque os autores acreditam que não vão ser punidos, protestou o comerciante João Pereira. Ele é irmão de Gilmar Gonçalves, vítima de seqüestro com a mulher, Rosângela, e sua irmã, Aparecida da Silva, em 18 de abril, que resultou na morte dos três.
Vítima de outro seqüestro, o bancário Vicente Neto diz que ainda se sente ameaçado. Para eles, a vida tem o valor de uma bala. A violência é reflexo da fragilidade social, acredita o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Gil Machado. No final da caminhada, na Praça Castro Alves, foi lido o manifesto elaborado pela Comissão Voluntária pela Segurança e Paz em Barreiras.