Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

PL visa inibir incômodo causado por ligações de telemarketing

Documento tem o objetivo de proibir contato desses serviços sem autorização prévia

Jane Fernandes

Por Jane Fernandes

22/05/2022 - 19:34 h | Atualizada em 22/05/2022 - 19:44
Ana Paula de Jesus Santos quase perdeu um contato de emprego por conta de sempre deixar o telefone no silencioso
Ana Paula de Jesus Santos quase perdeu um contato de emprego por conta de sempre deixar o telefone no silencioso -

A professora Ana Paula de Jesus Santos, 50 anos, quase perde uma oportunidade de emprego após criar o hábito de manter o celular no silencioso para evitar o incômodo das inúmeras ligações de telemarketing. Situações como a vivida por ela terão fim se o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei (PL) 310/22, voltado para proibir que esses serviços façam contato sem autorização prévia do usuário.

Ana Paula não sabia da existência do PL, apresentado em fevereiro deste ano pelo deputado Nereu Crispim (PSD/RS), mas já torce pela sua aprovação.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Afinal, na época que optou por silenciar o aparelho permanentemente, só não perdeu a vaga porque a empresa mandou um e-mail.

Atualmente, ela deixa o celular programado para rejeitar ligações que não sejam de contatos salvos na sua agenda, mas o orientador de mestrado teve dificuldade de falar com ela quando precisou ligar de um número diferente.

“Quando acontece de eu atender, busco dispensar logo, dou uma desculpa, digo que já tenho, não tenho interesse”, conta Ana Paula, lembrando das ligações para oferta de plano de saúde, serviço com o qual realmente já conta.

Estratégia

Nesse caso, chegaram também a enviar mensagem pelo whatsapp. Como seu número pertencia à sua mãe anteriormente, ela costuma receber ligações de um banco conhecido pelos empréstimos consignados, mas afirma não conhecer a pessoa procurada.

As estratégias para evitar as ligações de telemarketing também criaram transtornos para a publicitária Vanessa Carvalho, 32 anos. Quando precisou de assistência técnica para um aparelho celular, ela chegou a reclamar da falta de retorno na ouvidoria da marca.

No entanto, depois descobriu, em contato via whatsapp, que eles tinham feito algumas ligações, mas o sistema do celular identificou como possível spam, então ela não atendeu.

Além de acatar as indicações de spam do sistema operacional, Vanessa faz avaliações com critérios próprios, como evitar atender os números de celular nos quais o 9 é seguido por 2, 3 ou 4.

Mesmo tendo feito cadastro no Não Me Perturbe, serviço da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para bloqueio desses telefonemas, ela afirma que cerca de 80% das ligações no seu histórico são de números com perfil típico de telemarketing.

Se o PL virar lei, a autorização geral não permitirá contatos em feriados, finais de semana e fora do horário comercial, a não ser que a pessoa autorize expressamente.

O projeto também veda a utilização de robôs na realização das ligações de telemarketing, uma mudança desejada pela administradora Valéria Noemi Barbosa Azevedo, 47 anos, que demorou dias para resolver uma pendência simples por conta do uso exclusivo de robôs nos contatos.

Dificuldades

Por conta da troca do celular, ela enfrentou dificuldades técnicas para gerar o boleto de uma loja e conseguir pagar pela internet. Como o valor da parcela era relativamente baixo e ela estava na correria cotidiana, achou que seria tranquilo bancar os juros e efetuar o pagamento no shopping dali há alguns dias.

O que ela não esperava era o recebimento diário de cerca de 15 ligações de cobrança, iniciadas dois dias após o vencimento.

O maior incômodo, segundo Valéria, era o fato de que as ligações caiam repetidamente, muitas vezes assim que ela atendia e várias outras quando o atendimento estava em andamento.

De tanto estresse, ela tinha até tremedeira a cada vez que o telefone tocava e acabou muitas vezes ignorando ligações de números não salvos, mesmo correndo o risco de ser da escola dos filhos ou de clientes.

Mesmo após enfrentar uma fila considerável e fazer o pagamento em uma das unidades da loja, as ligações perduraram pelo menos dois dias, recorda a administradora.

Ela comenta também realizar cobranças no seu cotidiano de trabalho, mas atuando de uma forma humanizada, conversando com quem está do outro lado da linha, o que considera fazer muita diferença.

O recurso tecnológico aparentemente responsável pela queda das ligações no momento do atendimento é o que mais incomoda Daniele Conceição Paixão, 30 anos. Como está em busca de emprego desde janeiro deste ano, ela não pode simplesmente ignorar qualquer telefonema cujo número seja desconhecido.

Então tem de lidar com a quebra de expectativa a cada vez que atende esperando uma boa notícia e é apenas oferta de algum serviço ou produto.

Para Daniele, a motivação das ligações insistentes para venda é um mistério, pois no seu caso, o resultado gerado é contrário ao desejado.

De tanto receber proposta de uma operadora de telefonia da qual nunca foi cliente, ela garante ter criado ranço.

Ao saber que empresas dessa área agora são obrigadas a utilizar o código exclusivo 0303 para suas ligações de telemarketing, ela achou o jeito não voltar a atender.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ana Paula de Jesus Santos quase perdeu um contato de emprego por conta de sempre deixar o telefone no silencioso
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Ana Paula de Jesus Santos quase perdeu um contato de emprego por conta de sempre deixar o telefone no silencioso
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Ana Paula de Jesus Santos quase perdeu um contato de emprego por conta de sempre deixar o telefone no silencioso
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Ana Paula de Jesus Santos quase perdeu um contato de emprego por conta de sempre deixar o telefone no silencioso
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x