SALVADOR
Prates apela para uso de máscara e se diz preocupado
Secretário municipal de Saúde pede para população fazer testagem nas unidades básicas ao invés das UPAs
Por Léo Sousa e Lucas Franco
Em evento de entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Gal Costa, o secretário municipal de Saúde de Salvador, Léo Prates, fez diversos apelos à população, que vão de uso de máscara, inclusive em casa se tiver sintomas, à preferência por evitar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para fazer testagem de covid-19 e gripe.
“Nós tínhamos 53 casos notificados [de gripe] desde aqueles primeiros dois na abertura da Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), dos Girassóis de Rua. Nas últimas 24 horas, são 21 casos novos, isso está mostrando uma aceleração da gripe em Salvador”, afirmou o secretário. Na última terça-feira, 13, um surto de gripe causou superlotação em diversos hospitais e unidades de saúde da cidade.
Prates alega que, além da ameaça em si das doenças, o aumento no número de leitos ocupados representa um perigo. “O sistema de saúde que atende gripe, covid-19, infarto, avc e câncer, é o mesmo. Então temos que tentar evitar as doenças que nós podemos evitar”.
A testagem após um fim de semana, segundo o secretário de Saúde, pouco ajuda no combate às doenças. “Quero chamar atenção principalmente da população mais jovem, que não adianta ir para a festa [no fim de semana] e testar segunda ou terça. Há uma janela epidemiológica para testagem, então tem que ser três dias depois do sintoma, o ideal é ir usar máscara nos ambientes”, afirmou o secretário que disse ainda que a redução em atendimentos se deu há algum tempo porque os cuidados eram maiores.
"As pessoas estavam cuidando da proteção contra a covid e a máscara é nossa proteção contra a covid e contra a gripe”. No entanto, junto aos apelos, o secretário defende o trabalho feito pela sua pasta e elogia a colaboração da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). “Nós não somos de fugir do trabalho, nem de procurar culpado. Nós já melhoramos muito o atendimento na UPA dos Barris, vocês estiveram lá. Nós colocamos um med móvel para testagem”, pontuou.
O melhor a ser feito por quem tem sintomas de covid-19 e gripe, segundo Leo, é ir até as unidades básicas de saúde, e não até as UPAs. “As pessoas que vão fazer testagem devem evitar as UPAs. Nós temos 37 unidades básicas testando. Hoje o prefeito vai anunciar uma nova ampliação no número de unidades que farão testes. Está sendo possível graças à pareceria com a Sesab, que nos deu 40 testes de antígeno. Nós, até o final do mês, vamos iniciar um teste que distingue influenza de covid, para melhorar os diagnósticos nas upas. Estamos ampliando os postos de testagem, ampliando o sistema de atenção primária, entregando mais uma unidade básica de saúde. Quero lembrar que a porta de entrada para sintomas leves, seja dor de cabeça e gripe, é a unidade básica de saúde, que paciente azul e verde devem evitar as upas nesse momento. A UPA é unidade de emergência, não tem tempo de espera para paciente com média complexidade”, disse.
Além da gripe e covid-19, Leo Prates se disse preocupado com o aumento de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. “Já temos um aumento de casos de zika, dengue e chikungunya em Itapuã, as pessoas precisam limpar as suas casas. Foram encontradas dez casas com o foco do mosquito a cada cem. Quando o normal em Salvador é duas a cada cem. Itapuã nos preocupa e o prefeito vai anunciar uma grande operação amanhã”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes