Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Prefeitura apresenta protocolos de retomada da educação em Salvador

Por Fernando Valverde

30/04/2021 - 10:58 h
Aulas foram suspensas nas escolas baianas em março de 2020
Aulas foram suspensas nas escolas baianas em março de 2020 -

O prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou nesta sexta-feira, 30, os protocolos de retomada da educação em Salvador. Mesmo após a resistência da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA), que demandou a vacinação integral do corpo docente para o retorno, o prefeito autorizou a retomada já na próxima segunda-feira, 3.

Entre as justificativas para o retorno das aulas semipresenciais, foram listadas a vacinação de 27% do público-alvo a ser imunizado na cidade, com 500 mil pessoas, a vacinação, em primeira dose, de todos os idosos com mais de 60 anos e a estimativa de que 80% dos trabalhadores municipais da educação estarão vacinados ao menos com a primeira dose até o retorno das aulas.

"Mais uma vez estamos tomando a decisão acertada e saindo na frente de todas as cidades da Bahia pois a realidade de Salvador é diferente. As escolas estão preparadas e temos a certeza de que a hora é agora. Temos condições para garantir o presente e o futuro das crianças, que não podem esperar mais e ter três anos letivos comprometidos”, afirmou.

Pontos como déficit de aprendizagem do aluno, gravidez na adolescência, exploração sexual, violência e evasão escolar também foram apresentados como consequências do fechamento das escolas.

Planejamento

Com a data confirmada para o retorno, o prefeito listou o planejamento e os protocolos a serem seguidos durante a retomada.

De acordo com o plano, o calendário contará com 256 dias letivos, com aulas presenciais de segunda a sexta, e os alunos obedecerão um esquema de presença alternada: Segunda, quarta e sexta em uma semana e terça e quinta na semana seguinte. De acordo com a Prefeitura, o modelo foi pensado para garantir a carga horária igual para todos os alunos.

Nos dias em que não estiverem nas escolas, os alunos irão realizar atividades não presenciais: Aulas pela internet, Tv, estudos dirigidos e atividades impressas.

Nas atividades presenciais, será obrigatório o uso de máscaras. A medição de temperatura de funcionários e alunos será aferida em pórticos de entrada e pontos de higienização com álcool 70% serão oferecidos. Pais e responsáveis não terão acesso às escolas.

Outras medidas incluem o distanciamento de 1,5 m entre as cadeiras; a proibição da utilização de bebedouros; protocolos específicos para refeitórios; encaminhamento de estudantes, professores e funcionários identificados ou com suspeita de Covid-19 para um posto de saúde e a utilização de tapetes higienizantes para limpeza dos calçados de alunos e funcionários.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Aulas foram suspensas nas escolas baianas em março de 2020
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Aulas foram suspensas nas escolas baianas em março de 2020
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Aulas foram suspensas nas escolas baianas em março de 2020
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Aulas foram suspensas nas escolas baianas em março de 2020
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x