Prefeitura apresenta protocolos de retomada da educação em Salvador | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Prefeitura apresenta protocolos de retomada da educação em Salvador

Publicado sexta-feira, 30 de abril de 2021 às 10:58 h | Atualizado em 30/04/2021, 11:05 | Autor: Fernando Valverde
Aulas foram suspensas nas escolas baianas em março de 2020
Aulas foram suspensas nas escolas baianas em março de 2020 -

O prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou nesta sexta-feira, 30, os protocolos de retomada da educação em Salvador. Mesmo após a resistência da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA), que demandou a vacinação integral do corpo docente para o retorno, o prefeito autorizou a retomada já na próxima segunda-feira, 3.

Entre as justificativas para o retorno das aulas semipresenciais, foram listadas a vacinação de 27% do público-alvo a ser imunizado na cidade, com 500 mil pessoas, a vacinação, em primeira dose, de todos os idosos com mais de 60 anos e a estimativa de que 80% dos trabalhadores municipais da educação estarão vacinados ao menos com a primeira dose até o retorno das aulas.

"Mais uma vez estamos tomando a decisão acertada e saindo na frente de todas as cidades da Bahia pois a realidade de Salvador é diferente. As escolas estão preparadas e temos a certeza de que a hora é agora. Temos condições para garantir o presente e o futuro das crianças, que não podem esperar mais e ter três anos letivos comprometidos”, afirmou.

Pontos como déficit de aprendizagem do aluno, gravidez na adolescência, exploração sexual, violência e evasão escolar também foram apresentados como consequências do fechamento das escolas.

Planejamento

Com a data confirmada para o retorno, o prefeito listou o planejamento e os protocolos a serem seguidos durante a retomada.

De acordo com o plano, o calendário contará com 256 dias letivos, com aulas presenciais de segunda a sexta, e os alunos obedecerão um esquema de presença alternada: Segunda, quarta e sexta em uma semana e terça e quinta na semana seguinte. De acordo com a Prefeitura, o modelo foi pensado para garantir a carga horária igual para todos os alunos.

Nos dias em que não estiverem nas escolas, os alunos irão realizar atividades não presenciais: Aulas pela internet, Tv, estudos dirigidos e atividades impressas.

Nas atividades presenciais, será obrigatório o uso de máscaras. A medição de temperatura de funcionários e alunos será aferida em pórticos de entrada e pontos de higienização com álcool 70% serão oferecidos. Pais e responsáveis não terão acesso às escolas.

Outras medidas incluem o distanciamento de 1,5 m entre as cadeiras; a proibição da utilização de bebedouros; protocolos específicos para refeitórios; encaminhamento de estudantes, professores e funcionários identificados ou com suspeita de Covid-19 para um posto de saúde e a utilização de tapetes higienizantes para limpeza dos calçados de alunos e funcionários.

Publicações relacionadas