EMBARGADA
Prefeitura de Salvador interdita obra que ameaça terreiro Casa Branca
Construção está embargada desde setembro de 2022 e teria sido retomada sem autorização
Por Da Redação
A prefeitura de Salvador proibiu a continuidade de uma obra que estava sendo realizada ao lado da 'Casa Branca - Ilê Axé Iyá Nassô Oká', o primeiro terreiro do Brasil, localizado no Engenho Velho da Federação, na capital baiana.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a medida foi tomada na última quarta-feira, 29, após agentes de fiscalização encontrarem materiais de construção no local.
A obra está embargada desde setembro de 2022, desde que candomblecistas do terreiro denunciaram a falta de alvará para a construção. De acordo com os frequentadores do templo iorubá, apesar da interdição, a edificação foi retomada este ano, sem autorização da gestão municipal.
Na última terça-feira, 28, a direção do terreiro denunciou o avanço da construção sem "qualquer acompanhamento técnico" e destacou o receio de um possível desabamento.
"Um edifício está sendo construído na parte de cima do mais antigo terreiro de candomblé do Brasil, sem qualquer licenciamento e sem embargo por parte da Prefeitura de Salvador. Já está com cinco andares, desafiando autoridades. Construção segue sem qualquer acompanhamento técnico, e isso só aumenta os riscos. Situa-se em área contígua à casa religiosa, no alto. Ao desabar, e os riscos disso acontecer são óbvios, destruirá a Casa Sagrada do Orixá Omolu e matará filhas e filhos de santo da Casa Branca. É a crônica de uma tragédia anunciada. Um crime a céu aberto. [...]", alertou.
A 'Casa Branca - Ilê Axé Iyá Nassô Oká' é um espaço sagrado que abriga culto e tradições seculares. Primeiro terreiro de tradição Ketu do país, foi fundado em 1830 por mulheres africanas, oriundas do antigo Império de Oió, vendidas como escravas para o Brasil.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes